Isaura Daniel
São Paulo – O mercado árabe poderá receber uma loja de calçados brasileiros feitos com borracha reciclada de pneus. A Goóc, indústria paulista que fabrica o produto, além de acessórios e roupas de lona truck de caminhão, tem planos de abrir uma franquia na região no próximo ano. O projeto está em fase de estudos e negociação, de acordo com o diretor do departamento de Comércio Exterior da Goóc, Alécio Faria.
A empresa produz 12 mil pares de calçados por dia, além de acessórios, como bolsas, e peças de vestuário. A borracha reciclada de pneus é utilizada no solado do calçado. Os acessórios e roupas são de aspecto vintage. Cerca de 2% da produção de calçados é exportada. As roupas ainda não são comercializadas no mercado externo. "O projeto de exportação de roupas é para 2007", explica Alécio Faria.
Os calçados, bolsas e acessórios já chegam a um país árabe: o Líbano. Os libaneses, segundo o executivo, compram produtos com cores fortes, como azul, vermelho e laranja, e também em tons neutros. Os árabes representam 5% das exportações da empresa brasileira. A expectativa da Goóc é aumentar as vendas para a região em 50% ainda neste ano. "Há uma boa aceitação do conceito da marca e é um mercado ainda pouco explorado", diz Faria.
A empresa já vem percebendo o crescimento da marca na região, o que sustenta também as previsões. As vendas para o Líbano começaram por meio de contatos feitos com uma trading durante a edição do ano passado da Couromoda, feira do setor de calçados que ocorre anualmente em São Paulo. Agora, a Goóc quer entrar também em novos países árabes. Participação em feiras, abertura de franquias e acerto com novos distribuidores são ações que devem contribuir para isso.
Franquias
No Líbano, os calçados, bolsas e acessórios da marca são vendidos na rede de varejo Bata. Além de abrir uma franquia no mundo árabe, a Goóc também pretende inaugurar showroons no Japão e na Europa. Ainda não há lojas próprias ou franquias no exterior. No Brasil, os produtos estão em pontos-de-venda multimarcas e em lojas exclusivas. São sete franquias e oito lojas próprias. As lojas próprias ficam nos estados de São Paulo, Bahia e Espírito Santo. Os pontos de varejo multimarcas são cinco mil no país.
A Goóc possui três unidades industriais, duas no estado de São Paulo e uma na Bahia. A empresa foi fundada em 2003 pelo empreendedor vietnamita Thai Quang Nhia e tem sua produção orientada para a ecologia e o reaproveitamento de materiais. No ano passado, a indústria usou 400 quilômetros de pneus reciclados para confeccionar calçados. A embalagem dos produtos também foi projetada com o objetivo de aproveitar melhor o papel, incentivando a economia e a reciclagem. Cerca de 400 pessoas trabalham diretamente para a empresa e 500 indiretamente.

