São Paulo – O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, se reuniu com diplomatas árabes nesta segunda-feira (15), durante cerimônia no Senado Federal, e no domingo (14), quando foi recebido pelo embaixador do Catar, Ahmad bin Mohammed Al-Shebani, em almoço, e pelo embaixador do Marrocos, Nabil Adghoghi, em jantar. De acordo com informações divulgadas nas redes sociais da vice-governadora, Marilisa Boehm, o encontro na Embaixada do Catar foi oportunidade para “apresentar as potencialidades de Santa Catarina”, um estado aberto a “parcerias estratégicas que gerem desenvolvimento”.
Do almoço participaram representantes do poder público brasileiro e os embaixadores do Catar, Marrocos, Bahrein, Bader Abbas Alhelaibi; Arábia Saudita; Faisal Ibrahim Ghulam; Kuwait, Talal Rashed Abdulaziz Almansour; Omã, Abdulghaffar Al Bulushi, e representante da embaixada dos Emirados Árabes Unidos.

Alguns dos assuntos tratados nos encontros foram investimentos em setores de infraestrutura do estado, como a Via Mar, projeto de rodovia estadual entre Florianópolis e Joinville que busca reduzir o tráfego na rodovia federal BR-101.
Nesta segunda-feira, o Senado realizou uma sessão especial em celebração aos 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional de Santa Catarina. Do encontro participaram Mello, Boehm, representantes do estado no Congresso e secretários estaduais, além do embaixador Adghoghi.
Segundo informações da agência Senado Notícias, o diplomata afirmou que o estado oferece oportunidades de cooperação em setores como tecnologia, agronegócio, indústria farmacêutica, turismo e infraestrutura logística. Mello se já esteve com diplomatas árabes no primeiro semestre e visitou os Emirados Árabes Unidos no ano passado.
Leia também:
Santa Catarina busca em Dubai investimento em porto


