São Paulo – O governador do Ceará, Camilo Santana, visitou esta semana Omã e os Emirados Árabes Unidos, em viagem oficial para divulgar e buscar investimentos para seu estado. Conheceu, dentre outros locais, o porto de Sohar, em Omã, e uma usina dessalinizadora em Dubai, construída pela empresa italiana Fisia Italimpianti e operada pela Agência de Água e Eletricidade de Dubai (Dewa, na sigla em inglês).
“As agendas em Omã foram muito proveitosas. Apresentamos os benefícios que o Ceará oferece para novos investidores e temos boas perspectivas de parcerias", afirmou o governador ao site do governo estadual.
Santana se reuniu com autoridades do governo local no Ministério das Relações Exteriores de Omã, em Mascate, na segunda-feira (16). A eles apresentou o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a Zona de Processamento de Exportação e o Plano de Concessões do Ceará. Na sequência, seguiu ao porto de Sohar, acompanhado do vice-ministro de transporte e comunicação de Omã, Said Hamdoon Saif Al Harthy.
"Além dos diferenciais do nosso Complexo do Pecém, apresentamos informações sobre o início das operações da CSP (Companhia Siderúrgica de Pecém) e oportunidades de negócios com o Ceará. Aproveitamos para conhecer o modelo de administração e estruturação do Porto de Roterdã com o Porto de Sohar, cuja parceria também vem se consolidando", explicou Santana ao portal do estado.
Por fim, a comitiva cearense conheceu as instalações da Vale Omã, subsidiária da mineradora brasileira. O governador se reuniu com o CEO da companhia, Jamil Sebe, com quem conversou sobre a usina siderúrgica cearense.
Nos Emirados, o governador conheceu a maior usina de dessalinização do planeta. Há um especial interesse no projeto, uma vez que o Ceará sofre com a seca, especialmente no interior do estado. A usina tem capacidade para produzir 636,4 m³ de água por dia e possui oito unidades de dessalinização integradas, além de uma de mineralização.
Ângelo Rivino, gerente regional da empresa italiana, disse à comitiva que a Fisia Italimpianti tem interesse em investir no Ceará, tanto na construção quanto na operação de uma usina dessalinizadora. Nos próximos meses representantes da empresa italiana deverão visitar o estado para avançar com as negociações.
A agenda de Santana contou ainda com uma visita ao Irã, onde discutiu com investidores locais a instalação de uma refinaria de petróleo no Ceará.


