São Paulo – O governo federal brasileiro emitiu uma nota neste final de semana se solidarizando com o governo e povo do Marrocos por causa do terremoto que atingiu o país árabe na semana passada. Último levantamento divulgado pelo Ministério do Interior marroquino informa 2.497 mortos em decorrência do desastre. Na foto acima, mulher chora perto dos escombros em Imi-N’Tala.
O tremor atingiu a província de Al Haouz, principalmente os arredores de Marrakech, com magnitude de 7 graus na escala Richter, segundo centro de pesquisa marroquino. Além dos mais de 2 mil mortos, um número parecido, de 2.476 pessoas, ficaram feridas. As buscas por desaparecidos continuam, indicando que pode haver mais vítimas.
No sábado (09), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu nota dizendo que tomou conhecimento, com consternação, do terremoto ocorrido e informando que não havia notícias de brasileiros mortos ou feridos no terremoto. Mas disse que a Embaixada do Brasil em Rabat trabalhava em regime de plantão para atendimentos.
“Ao expressar pesar e condolências às famílias das vítimas, o governo brasileiro também transmite sua solidariedade ao governo e ao povo do Marrocos”, dizia a nota. Governos de vários países já emitiram notas se solidarizando com o Marrocos e muitos, como Emirados Árabes e Catar, estão ajudando nas buscas de vítimas.