Alexandre Rocha
São Paulo – O governo brasileiro contratou a consultoria internacional Sino Trust para prospectar o mercado chinês e verificar o potencial de negócios para 18 setores da economia brasileira. Este foi um dos resultados da missão oficial do governo à China, chefiada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, entre os dias 12 e 18 deste mês.
De acordo com o presidente da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), Juan Quirós, que participou da viagem, o estudo deverá estar pronto no prazo de 120 dias.
Entre os setores incluídos na pesquisa estão os de calçados, cosméticos, equipamentos médicos e hospitalares, alimentação, confecções, softwares e móveis. “Com esse estudo nós vamos saber quem são nossos concorrentes, quem são os clientes em potencial, o volume de compra dos produtos, os preços médios, qual a logística de transporte e quais são as barreiras tarifárias e não- tarifárias”, afirmou Quirós hoje (20), após participar de evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Feira
Além disso, sempre de acordo com Quirós, a Apex fechou com a Câmara de Comércio de Xangai um acordo de promoção de produtos brasileiros, que inclui a realização de uma feira de produtos brasileiros em março do próximo ano, em Xangai.
Por fim, Quirós destacou um outro acordo de promoção de produtos brasileiros com o BaiLian Group, um dos maiores grupos varejistas da China, com faturamento anual de US$ 10 bilhões, segundo o presidente da Apex.
O acerto prevê o envio à empresa, por parte da Apex, de uma lista de produtos que podem ser oferecidos e a vinda ao Brasil de três representantes do grupo para visitar as empresas exportadoras.