São Paulo – O Mubadala, fundo de investimentos dos Emirados Árabes Unidos, tem agora o controle societário da Concessionária Metroviária do Rio de Janeiro S.A, a MetrôRio. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro nesta semana. O despacho foi assinado pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
À ANBA, o governo do estado confirmou a mudança, mas não deu mais detalhes. A assessoria de imprensa da MetrôRio disse que a empresa não vai se manifestar sobre o tema.
O controle do metrô carioca estava anteriormente com a Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A (Invepar), grupo que atua nos segmentos de aeroportos, mobilidade urbana e rodovias. A Invepar é acionista majoritário da GRU Airport, que controla o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o maior da América do Sul em passageiros.
A notícia foi divulgada em primeira mão pelo colunista do jornal O Globo, Ancelmo Gois. Em seu texto, o jornalista afirma que a transação já vinha sendo definida já que, em setembro, o fundo árabe colaborou em reestruturação da Invepar, que estava endividada. Segundo Gois, com isso, decidiu-se que a Invepar iria renunciar à concessão do metrô e da Linha Amarela.
O Mubadala teve a compra de uma refinaria brasileira aprovada na última semana. A planta pertencia à Petrobras e o valor da transação foi de US$ 1,65 bilhão.