Silwan Abbassi*
Brasília – O Ministério do Investimento do Sudão preparou uma lista de 523 projetos nas áreas industrial, de serviços e agrícolas que serão apresentados a investidores internacionais, segundo informa o jornal Al-Sharq, do Catar.
O ministério está atualmente trabalhando para remover obstáculos a investimento estrangeiro, em um esforço para criar desenvolvimento equilibrado no país, fornecendo facilidades específicas para o investimento em áreas do país que ainda dependem muito do governo central.
Segundo o ministério, a promoção de projetos de investimento no país será feita através de fóruns e encontros. O primeiro destes encontros está marcado para a última semana de outubro, em Londres, e deve atrair um grande número de empresários locais.
O Sudão é um país árabe do nordeste da África, e tem saída para o Mar Vermelho, entre o Egito e a Eritréia. A base econômica do país é a agricultura, que emprega 80% da população economicamente ativa sudanesa. A produção agrícola inclui algodão, amendoim, sementes de gergelim e goma arábica.
Nos últimos anos, a produção de petróleo sudanesa também tem crescido e pode chegar a dois milhões de barris ao dia até 2008.
*Tradução de Mark Ament

