Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – Os Emirados Árabes Unidos têm a mais baixa taxa de desemprego entre os países árabes. Apenas 3% da população nativa não tem trabalho, segundo a Organização Árabe do Trabalho.
As informações foram fornecidas pelo subsecretário do Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais dos Emirados, Khalid Al Khazraji. O executivo lembrou, porém, que essa é apenas uma estimativa oficial. O país não tem dados científicos sobre o percentual de desempregados entre os cidadãos dos Emirados Árabes.
A taxa de 3% está bem abaixo dos 16,3% anunciados anteriormente pelo governo. Há um grande número de estrangeiros trabalhando nos Emirados. A participação dos nativos no setor privado é baixa.
Khazraji lembrou a recente decisão do governo do país de introduzir um sistema de cotas de empregos para cidadãos dos Emirados em algumas áreas. A cúpula do país já autorizou o Ministério do Trabalho e a Tanmia, o órgão que controla o desenvolvimento humano e emprego no país, a implementar a regra.
Em torno de 900 empresas do comércio com mais de 50 empregados já foram informadas que são obrigadas a ter, no mínimo, 2% de trabalhadores originários dos Emirados. As empresas terão dois meses para se adaptar. Para o setor bancário a taxa é de 4% e para a área de seguros 5%.
O subsecretário também disse que o governo está determinado a fazer com que a regra seja cumprida e que os empreendimentos que não alcançarem a cota serão penalizados. Após o ano novo, o ministério cancelará o fornecimento de vistos de trabalho às empresas que não se adaptarem.

