Alexandre Rocha
São Paulo – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex) e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) promovem nesta segunda-feira (10) às 18h30, no hotel Unique em São Paulo, o evento de lançamento da Semana do Brasil em Dubai (Brazilian Week & Trade Exhibition), que será realizada entre os dias 7 a 9 de dezembro nos Emirados Árabes Unidos.
A Semana será o maior evento brasileiro já organizado em um país árabe, e sua realização vai coincidir com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à região.
Na cerimônia de lançamento estarão presentes o ministro Luiz Fernando Furlan, os presidentes da Apex, Juan Quirós, e da CCAB, Paulo Sérgio Atallah, e o embaixador dos Emirados no Brasil, Saeed Hamad Al-Junaibi.
Além das autoridades, a expectativa é que a solenidade reúna cerca de 250 empresários de vários setores, como os de móveis e decoração, materiais e equipamentos para construção, automotivo, de aviões, têxtil, de calçados, de software, produtos para hotelaria, cosméticos e higiene pessoal, fumo, máquinas e equipamentos agrícolas, alimentos, papel e celulose, jóias, bijuterias e pedras preciosas, utensílios domésticos, produtos para animais de estimação, brinquedos e equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos. Espera-se que 80 grandes empresas brasileiras participem da Semana.
Potencial
O presidente da CCAB vai falar aos convidados sobre o potencial do mercado árabe, e dos Emirados em especial. “No Brasil pouco se conhece do potencial dos Emirados. Só a título de curiosidade, os Emirados têm uma renda per capita de US$ 19 mil e importou em 2002 US$ 34 bilhões em produtos, sendo que somente US$ 650 milhões saíram do Brasil”, disse Atallah.
De acordo com ele, os Emirados oferecem uma série de oportunidades ainda inexploradas pelos empresários brasileiros. Como exemplo, Atallah citou a Palm Island, megaprojeto de construção civil que está sendo desenvolvido com o aterramento do mar no país do Golfo Arábico.
“São 40 hotéis de luxo, 2,5 mil mansões e 2,4 mil apartamentos em um investimento de US$ 850 milhões com previsão de término para 2005. Isso para apenas um dos complexos (estão previstos dois)”, afirmou.
Os Emirados, e Dubai principalmente, são o principal centro comercial na região e, além do consumo interno, o país atua como centro de distribuição para vários outros países da região, além de reexportar para a Ásia e África.
Objetivos
Quirós, por sua vez, vai falar da Semana em si, que terá como principais objetivos estreitar as relações políticas, econômicas e comerciais entre o Brasil e os países árabes, promover a marca Brasil na região, destacar o cenário político e econômico brasileiro no mercado internacional, promover a cultura nacional, mostrar o potencial comercial existente entre as duas nações e apresentar as oportunidades de investimentos no Brasil.
Por causa desse vários objetivos, a Semana do Brasil não será apenas um evento de negócios e vai mostrar detalhes da cultura, do turismo e da gastronomia brasileira. Por isso o governo está convidando personalidades destas áreas para participar.
“Será o primeiro evento exclusivamente brasileiro para atrair grande público e mídia na região”, afirmou Paulo Atallah. A cerimônia de lançamento da Semana será seguida de um coquetel.
O mercado dos Emirados, e de Dubai especialmente, é ávido por produtos importados. Empresários e autoridades, que estiveram por lá recentemente, costumam dizer que os árabes não têm preferência por um fornecedor em particular, querem qualidade e preço.
“O Brasil tem tudo o que eles precisam”, disse recentemente, em entrevista à ANBA, o assessor de relações internacionais do governo de Goiás, Elie Chidiac.
Veja abaixo o perfil dos Emirados*
Nome oficial: Emirados Árabes Unidos
Capital: Abu Dhabi
Chefe de estado: Shaik Zayed bin Sultan Al Nahayan
Chefe de governo: Shaikh Maktum bin Rachid Al Maktum
Moeda: Dirham (DH)
População: 3,8 milhões
Área: 83.600 km2
Idioma: árabe (oficial) e inglês (comercial)
PIB: US$ 71 bilhões
Principais indústrias: petrolífera, alumínio, alimentos e turismo
Intercâmbio comercial com o Brasil entre janeiro e setembro de 2003:**
Exportações brasileiras: US$ 364,1 milhões
Importações: US$ 1,3 milhão
*Dados de 2002, fonte CCAB
** Fonte: Secretaria de Comércio Exterior (Secex)
Contatos:
Apex
Tel.: (0–61) 426-0202
www.apex.org.br
Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
Tel.: (0–11) 3283-4066
www.ccab.org.br