Agência Brasil
Rio – O governo federal e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) assinaram convênio hoje (21) para a expansão do pólo de fruticultura do estado, o que tornará a região Noroeste pioneira no plantio de pêssego. O convênio beneficiará também a região Norte do estado, com a expansão do cultivo de abacaxi.
Para os dois projetos, o governo federal destinará, em um prazo de 360 dias, R$ 1,16 milhões a serem aplicados na construção de viveiros para o plantio de mudas certificadas, em assistência técnica a produtores e na compra de máquinas e equipamentos. Na solenidade de assinatura, na cidade de Porciúncula, na região Noroeste, o secretário de Programas Regionais do Ministério da Integração Regional, Carlos Gadelha, representou o ministro Ciro Gomes.
A previsão da Firjan é de que, inicialmente, o viveiro em Porciúncula produza 22 mil mudas de pêssego, aumentando para 45 mil mudas a partir do terceiro ano. Já a cultura do abacaxi nos municípios de Campos dos Goytacazes, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra receberá o reforço do aumento da produção de mudas certificadas e da fruta in natura. A quantidade inicial de mudas é de 400 mil.

