São Paulo – O governo do Rio Grande do Sul lançou na quarta-feira (20) no Palácio Piratini, em Porto Alegre, a Campanha de Ajuda Humanitária à Faixa de Gaza para receber doações em dinheiro para as vítimas palestinas do conflito entre o grupo Hamas e Israel. O governo gaúcho abriu uma conta corrente no Banco Banrisul, na qual poderão ser feitos os depósitos. No último trimestre deste ano o dinheiro será enviado à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa), que irá utilizar no apoio aos palestinos.
De acordo com o chefe de gabinete do governador gaúcho, Tarso Genro (PT), e coordenador da campanha, Ricardo Zamora, a ideia de criar uma campanha de ajuda aos palestinos surgiu há cerca de 20 dias, quando Genro se reuniu com o embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben. “O governador fez uma visita de apoio ao embaixador à situação de Gaza e naquela ocasião surgiu a ideia de fazer a campanha. Desde então começamos a trabalhar neste projeto”, afirmou Zamora à ANBA nesta quinta-feira (21).
Segundo Zamora, doações em dinheiro são a melhor forma de garantir o apoio aos palestinos de Gaza. “Devido ao bloqueio e às dificuldades de acesso ao território de Gaza é difícil enviar comida e remédio aos necessitados”, disse. Da cerimônia de lançamento da campanha, participaram autoridades locais, representantes da comunidade palestina gaúcha e o diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby.
Alzeben afirmou que a ajuda humanitária é necessária para fornecer itens como água potável e comida aos refugiados. “Antes desta nova agressão, uma grande parte dos moradores de Gaza era formada por refugiados. Mas agora, todos lá são refugiados. É uma população de 1,8 milhão de refugiados”, disse.
Segundo Alzeben, antes do começo do conflito, 20% das casas da Faixa de Gaza precisavam ser reconstruídas, pois haviam sido danificadas em combates anteriores. “Agora não conseguimos saber. No último cessar-fogo, foi possível recuperar alguns corpos. Mas agora a agressão foi retomada. Até o momento não conseguimos avaliar o grau de destruição”, disse.
Alzeben agradeceu a iniciativa do governo gaúcho e a ajuda do povo brasileiro. Ele disse que as doações serão utilizadas pela Unrwa para buscar abrigo a 400 mil pessoas, fornecer água, comida, eletricidade e combustível às vítimas do conflito. No entanto, ele disse que isso não é suficiente enquanto o conflito continuar. “A melhor ajuda humanitária que os palestinos podem receber é colocar fim a esta situação”, disse.
Serviço
Os depósitos das doações poderão ser feitos em conta no banco Banrisul:
Agência: 0100
Conta corrente: 03.358022.0-6


