São Paulo – Estão abertas até o dia 12 as inscrições para companhias que desejam participar de missão comercial ao Norte da África em dezembro. A viagem é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e tem o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, do Ministério das Relações Exteriores e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A comitiva brasileira será liderada pelo secretário-executivo do MDIC, Ricardo Schaefer.
De acordo com informações divulgadas pelo MDIC, a missão vai ocorrer de 01 a 05 de dezembro nas cidades de Argel, na Argélia, e Casablanca, no Marrocos. Há oportunidades para exportação de produtos de diversos setores aos dois países.
Estudos feitos pelo ministério indicam que na Argélia há potencial de venda de materiais elétricos e eletrônicos, químicos, calçados, produtos de vidraçaria, obras de metais, itens de higiene e cosméticos, marcenaria e carpintaria, papel, tubos de ferro fundido, ferro ou aço, carne bovina industrializada, aparelhos de ótica, farinha para animais, suco de laranja, fumo e máquinas de terraplanagem.
Já no Marrocos, as oportunidades se concentram em açúcar em bruto, produtos farmacêuticos, calçados, higiene e cosméticos, tratores, máquinas de uso agrícola, pneus, compressores e bombas, aparelhos de iluminação, autopeças, carne de frango e bovina, massas alimentícias, café e chá.
Diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby afirma que a principal oportunidade nos dois países está no setor de carnes. “Na Argélia, podemos trabalhar o setor de carnes de frango para ampliar vendas via redução de tarifas, e no Marrocos, carne bovina e de frango”, afirmou. Segundo Alaby, os produtos industrializados também podem fazer sucesso nos dois países, no entanto, enfrentam alíquotas de importação de até 40%.
Déficit na balança
O Brasil registra déficit na corrente comercial com os dois países. De acordo com dados divulgados do MDIC, o Brasil exportou o equivalente a US$ 830 milhões à Argélia de janeiro a setembro deste ano. No mesmo período, as importações somaram US$ 2,62 bilhões. Do total importado, as compras de nafta somaram US$ 1,125 bilhão e as de petróleo bruto, US$ 836 milhões. No sentido contrário, o principal produto embarcado para a Argélia foi o açúcar bruto, com vendas que somaram US$ 488 milhões até setembro, seguido por óleo de soja bruto (US$ 77 milhões), carne bovina (US$ 71 milhões) e milho em grão (US$ 62 milhões).
Para o Marrocos, o Brasil exportou US$ 474 milhões de janeiro a setembro, e de lá importou mais de US$ 1 bilhão. O País enviou, principalmente, açúcar bruto (US$ 283 milhões), milho em grão (US$ 108 milhões) e óleo de soja bruto (US$ 37 milhões). Entre os principais produtos comprados estão fertilizantes (US$ 616 milhões), superfosfatos (US$ 180 milhões) e naftas (US$ 107 milhões).
Em 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) da Argélia foi de US$ 206, 5 bilhões, de acordo com estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo o MDIC, o setor de hidrocarbonetos representa 30% do PIB do país e 95% das suas exportações. Já o PIB do Marrocos em 2012 foi de US$ 97,5 bilhões, segundo o FMI. Em 2012, os principais produtos exportados pelos marroquinos foram roupas, fertilizantes, produtos químicos e fosfato.
Alaby afirmou que a missão empresarial ao Norte da África é uma oportunidade para as empresas entrarem nesses mercados e reduzir o déficit comercial que o Brasil tem com estas duas nações. No entanto, alertou que é preciso investir para ter presença nestes países. “É mais uma oportunidade de reduzir o déficit, mas temos de fazer uma missão como esta com mais frequência, tem que ser anual e precisamos visitar os interlocutores tradicionais e buscar novos”, disse.
Serviço
As empresas interessadas em participar da missão devem enviar um email para apexbrasil@apexbrasil.com.br até 12 de novembro. Mais informações pelo telefone (61) 3426-0202.


