Alexandre Rocha
e Marina Sarruf
São Paulo – O governo do estado de São Paulo e a Liga dos Estados Árabes assinaram hoje (12) um protocolo de intenções para promover a cooperação nas áreas de ciência e tecnologia, tecnologias da informação e comunicação, agricultura e agronegócio, comércio internacional, parcerias internacionais, turismo e cultura.
"O protocolo é um esforço do estado de São Paulo para aproximar as universidades, o setor de ciência e tecnologia e procurar fortalecer a relação comercial com os países árabes", disse o governador Geraldo Alckmin, que participou do seminário de abertura do Encontro Empresarial Brasil-Países Árabes em São Paulo, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB).
O documento foi firmado por Alckmin e pelo secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mussa, que também participou do evento.
Alckmin lembrou que o estado concentra boa parte da colônia árabe que vive no Brasil. "Temos 100 anos de amizade, aqui (em São Paulo) vivem mais de 6 milhões de árabes e descendentes. São Paulo é um estado árabe", disse.
Ele acrescentou que os estado responde por quase metade das exportações brasileiras para o mundo árabe e por quase um terço das importações de produtos da região. "São Paulo se consolida como uma importante plataforma de exportações", declarou o governador. "Temos a oportunidade se ser parceiros tanto nas exportações, como nas importações", declarou. "Além disso, os países árabes podem ser parceiros tanto nas exportações, como nas importações", acrescentou.

