São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira discutiram nesta segunda-feira (06) uma série de ações que serão realizadas nos próximos meses para incentivar os negócios do Brasil com o mundo árabe.
O presidente da Apex, Maurício Borges, e o coordenador de Imagem e Acesso a Mercados da agência, Ricardo Santana, se reuniram, em São Paulo, com o presidente da Câmara Árabe, Salim Taufic Schahin, o CEO, Michel Alaby, e vice-presidentes da entidade, para tratar da “revalidação” do projeto mantido pelas duas instituições.
Entre as atividades que a Apex pretende organizar até o final do ano está uma missão comercial ao Golfo liderada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. A agência é vinculada ao ministério. Segundo Santana, a delegação vai representar os setores de alimentos e construção e deverá visitar, em outubro, a Arábia Saudita, o Kuwait e os Emirados Árabes Unidos.
Esta será a segunda vez em menos de um ano que o governo brasileiro realiza uma missão à região. Em novembro de 2010, o então ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, liderou um grupo de empresários em viagem à Arábia Saudita, Emirados, Kuwait e Catar. A delegação passou ainda pela Síria.
Em parceria com a Câmara Árabe, a Apex pretende promover mais uma vez a participação brasileira na Big 5 Show, principal feira do ramo de construção do Oriente Médio, que ocorre anualmente em Dubai, nos Emirados; um Projeto Comprador voltado ao mesmo setor, com o objetivo de trazer importadores para Expo Revestir, mostra da área de revestimentos que terá sua próxima edição em março de 2012, em São Paulo; e outro Projeto Comprador, aliado a um Projeto Imagem, direcionado à indústria de alimentos.
No último caso, de acordo com Santana, além de trazer importadores do mundo árabe, a idéia é convidar formadores opinião, como jornalistas, por exemplo, para conhecer a produção brasileira, sem que a visita esteja obrigatoriamente vinculada a uma feira. A intenção é montar uma programação exclusiva para o grupo.
Fora do convênio com a Câmara Árabe, a Apex realiza outros eventos no Oriente Médio em parceria com entidades setoriais. É o caso da participação brasileira na Index, mostra de móveis e decoração que ocorre no final do ano em Dubai; da Gulfood, feira da indústria alimentícia realizada também no emirado; da Saudi Beauty, exibição do ramo de cosméticos na Arábia Saudita, entre outras.
"Ações voltadas para o mundo árabe não faltam", destacou Santana. Ele lembrou que as exportações brasileiras para lá continuam a crescer, apesar da crise política que se abateu sobre países da região. O coordenador acrescentou que muitas das atividades realizadas no Oriente Médio são "continuadas", ou seja, ocorrem há vários anos.

