São Luís – O governo federal aumentou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para este ano. A estimativa de crescimento da economia passou de 1,5% para 2%. Para o próximo ano, foi mantida a projeção de alta de 2,5%, segundo informações constam do Boletim Macrofiscal, divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Ministério da Economia.
Segundo o boletim, a revisão positiva para o PIB está relacionada ao desempenho da atividade econômica, entre outros fatores. O ministério destaca, porém, que o cenário internacional continua desafiador, com redução na perspectiva do crescimento global e o patamar ainda elevado dos preços das commodities de energia e alimentos.
“Outra ênfase que fundamenta a mudança da projeção do PIB neste ano se dá pelas alterações no mercado de trabalho, cuja variação da população ocupada (PO) no trimestre móvel findo em maio de 2022 é de 10,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa variação interanual significa um incremento da população ocupada de 9,4 milhões de trabalhadores”, diz o boletim.