São Paulo – O projeto Cidade da Energia foi entregue pela Prefeitura Municipal de São Carlos ao governo federal nesta semana. O município, que fica a 230 quilômetros da capital paulista, tem como plano construir um local para exposição permanente de projetos agroindustriais voltados para energia e também de programas científicos na área. As informações foram divulgadas pela Prefeitura.
Deve ser investido um total de R$ 60 milhões no projeto pelo governo federal. O projeto tem ainda a parceria da Associação Brasileira de Indústria de Máquinas (Abimaq), que vai investir mais R$ 23 milhões. O investimento da Abimaq será feito em uma área de 240 hectares, em um terreno parte cedido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parte desapropriada pela Prefeitura.
“A cada etapa cumprida demonstramos a seriedade com que encaramos esse projeto, que será um marco na história de São Carlos. A produção de energia limpa e combustíveis renováveis fomentará os setores de pesquisa e conhecimento, além de atrair importantes investimentos não só para a cidade, mas para a região e para o Brasil”, falou o prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba.
Além da entrega ao governo federal, também foi encaminhado o projeto à Abimaq. No governo federal, quem cuida do projeto é a Presidência da República, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A intenção é fazer de São Carlos uma referência mundial no setor de energia.

