São Paulo – A Arábia Saudita aprovou um pagamento compensatório de salário para trabalhadores do setor privado. O objetivo é mitigar os efeitos da pandemia de covid-19 no setor privado e na vida dos sauditas. O valor total será de 9 bilhões de riais (U$2,39 bilhões), segundo noticiou nesta sexta-feira (03), a Saudi Press Agency (SPA), agência de notícias oficial do país.
A medida estipula que o empregador terá o direito de solicitar um pedido de renda de compensação à Organização Geral de Seguro Social para seus trabalhadores, a 60% do salário registrado em (GOSI) por um período de três meses, no máximo 9.000 riais (U$2.392) por mês. No período em que o pagamento for feito pelo governo, o empregador não precisará arcar com os salários.
A compensação cobrirá 100% dos sauditas trabalhando em estabelecimentos com cinco trabalhadores sauditas ou menos e deve chegar a 70% dos que trabalham em estabelecimentos com cinco trabalhadores sauditas ou mais, informou o Ministro das Finanças e Presidente da Organização Geral de Seguro Social, Mohammed Al-Jadaan, à SPA.
De acordo com o governo, 1,2 milhão de trabalhadores sauditas deve ter acesso ao benefício.
Os pedidos de compensação já podem ser feitos, e o pagamento será realizado a partir de maio. A medida frisa que as empresas deverão retomar o pagamento dos salários, imediatamente após o término da compensação. As companhias também deverão continuar pagando salários para trabalhadores sauditas e não sauditas, que não foram incluídos na remuneração governamental.