São Paulo – O governo da Arábia Saudita transferiu 8% das ações da petrolífera estatal Saudi Aramco para as companhias que pertencem ao Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês), que é o fundo soberano do governo. Na prática, essas ações passaram para controle do próprio PIF em um movimento, que, de acordo com comunicado do príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman (na foto acima), é parte dos esforços do país do Golfo em fortalecer a economia nacional no longo prazo, diversificar seus recursos e criar oportunidades de investimento. As informações são da Saudi Press Agency (SPA, na sigla em inglês), do site ArabNews e de comunicado divulgado pelo próprio PIF na quinta-feira (07).
O fundo soberano já havia recebido outras duas transferências de ações da petrolífera, ambas equivalentes a 4% de suas ações, em 2022 e em 2023. Essa nova transação deverá ajudar a solidificar a posição financeira do PIF e sua classificação de crédito, que é emitida por agências externas e avalia a situação financeira de países e empresas.
O fundo soberano saudita é um dos maiores do mundo, com investimentos em diversas empresas de setores variados como mobilidade, entretenimento, mineração e petróleo, entre outros. Segundo Salman, o fundo deverá somar em seu portfólio ativos que somarão US$ 1 trilhão até 2025.
Apenas em 2023, o PIF fez investimentos de US$ 35 bilhões em companhias de vários países, inclusive do Brasil. No comunicado da SPA, Salman afirma que espera que o PIF continue a construir parcerias estratégicas, encontre tecnologias e conhecimento e crie mais oportunidades de trabalho no mercado local.