São Paulo – O governo da Arábia Saudita anunciou acordo com a norte-americana Lucid Motors para comprar entre 50 mil e 100 mil veículos elétricos da empresa em um período de dez anos. De acordo com informações publicadas no site do jornal Arab News, a compra é um esforço do governo saudita para diversificar a sua frota para que seja mais ecológica.
A Lucid está construindo uma fábrica de veículos elétricos na Arábia Saudita, o que deve colaborar para que o país atinja a meta de ter 30% dos automóveis que rodam na capital, Riad, movidos a eletricidade até 2030. O país árabe possui um plano estratégico chamado Visão 2030 para diversificação e crescimento econômicos, o que inclui aumento da sustentabilidade.
A fábrica será a primeira da Lucid fora dos Estados Unidos e terá capacidade de produzir até 150 mil veículos elétricos ao ano. O fundo soberano saudita (PIF, na sigla em inglês) tem participação na Lucid e a escolha pela compra de 100 mil carros da marca está atrelada ao fato de ela estar construindo fábrica no país. A Lucid é especializada em veículos elétricos de luxo.