Da redação
São Paulo – Dando continuidade ao seu programa de privatizações, o governo da Tunísia vai privatizar a Sociedade Tunisiana de Cal (Société Tunisienne de Chaux, STC), empresa estatal que fabrica o produto utilizado em construção civil.
"O governo tunisiano propõe, após vários anos, um vasto programa de privatização das empresas públicas e de encorajamento do setor privado, tendo este um papel preponderante no esforço de desenvolvimento econômico do país", diz nota divulgada pelo Departamento Geral de Privatizações, órgão vinculado ao gabinete do primeiro-ministro.
Segundo informações do governo tunisiano, a STC começou a produzir cal hidráulica, que endurece quando em contato com a água, em 1986 com uma capacidade de produção de 180 mil toneladas por ano. Sempre de acordo com o governo, em 2000 a companhia passou por uma reestruturação e passou a produzir também 10 mil toneladas anuais de cal virgem.
A unidade de produção da empresa está localizada na cidade de Tala, a 250 quilômetros da capital Túnis e a 30 quilômetros da fronteira com a Argélia. Segundo o Departamento de Privatizações, a STC "tem acesso" a duas minas próximas à planta, com reservas provadas de 3 milhões de toneladas de calcário com uma pureza de 99%. De acordo com o departamento, "uma outra mina contendo reservas importantes poderá brevemente ser explorada".
As empresas interessadas em participar do processo de privatização devem encaminhar uma "manifestação de interesse" ao departamento (endereço abaixo). Feito isto, a companhia vai receber um material com maiores dados sobre a STC e será informada da data da licitação.
Mais informações
Direction Générale de la Privatisation
Telefones: (+216) 7128-2467, 7128-0970, 7128-1239
Fax: (+ 216) 7128-1675
Endereço: 4. Rue Ibn Nadim – Montplaisir – 1073 – Tunis

