São Paulo – A Tunísia está entre os quatro maiores produtores mundiais de azeite de oliva, produto no qual tem ampla premiação internacional. O país também é o quinto no ranking global de produção de tâmaras e produz alguns dos tipos mais finos vindos de oásis. Com essa expertise e oferecendo ainda outros alimentos como o famoso tempero do Maghreb harissa, empresas tunisianas expõem na próxima semana na maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, a Apas Show, que ocorre na capital paulista.
“A Tunísia decidiu participar da edição de 2024 da Apas Show de São Paulo pois acredita que seus produtos podem atrair o consumidor brasileiro, que está ávido por qualidade. Além disso, esses produtos proporcionarão pontes para apresentar a Tunísia e suas características culturais, uma vez que são um componente-chave do patrimônio cultural tunisiano”, disse em entrevista à reportagem da ANBA o embaixador da Tunísia no Brasil, Nabil Lakhal.
Participam como expositoras da Apas cinco empresas tunisianas em espaço organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira na feira. São elas a Al Jazira e a I3C+, que oferecerão principalmente azeite de oliva, mas a I3C+ também trará concentrado e conservas de harissa, e as empresas CBF Plus, Nouri Dates e FIT, que vão expor especialmente as tâmaras. O embaixador Lakhal acompanhará a participação tunisiana na mostra da capital paulista.
“Todos esses produtos tunisianos possuem marcas internacionais de qualidade e conseguiram alcançar os mercados internacionais da Europa, Ásia, Mundo Árabe e América do Norte. São altamente demandados pelos consumidores dessas regiões e estão começando a entrar no mercado brasileiro. Esperamos elevá-los à posição que merecem nesse mercado promissor”, diz Lakhal. Segundo ele, a Tunísia trabalha pela entrada de outros dos seus produtos no Brasil, como as laranjas com variedades exclusivas como a Maltaise de Tunisie.
Com cerca de 70 milhões de oliveiras, a Tunísia produz 240 mil toneladas de azeite de oliva por ano e apenas no ano passado ganhou 300 medalhas de ouro em competições internacionais. Membro do Conselho Oleícola Internacional e seguindo padrões internacionais de qualidade e segurança, a Tunísia busca, por meio do Ministério da Agricultura, Recursos Hídricos e Pesca, aumentar o valor dessa produção com a criação de laboratórios especializados, que são voltados para a qualidade e utilizam recursos tecnológicos avançados.
Com as tâmaras os tunisianos também se destacam no mercado externo. As empresas expositoras do produto na Apas são exportadoras. O país árabe exporta cerca de 25 milhões de toneladas de tâmaras por ano, o que representa cerca de 11% da produção global. O embaixador Lakhal destaca a produção tunisiana da tâmara do tipo Tunisian Daglet of Light, segundo ele “abundante nos oásis do Jerid e do sul da Tunísia e, ainda, protegido pelos braços dos tunisianos e tunisianas que se apegam aos bens de sua terra e estão determinados a promovê-los em todas as partes do mundo”.
A participação tunisiana na Apas ocorre em cooperação com a Câmara Árabe. “Nosso parceiro mais importante no Brasil”, diz o embaixador, sobre a instituição. “A participação este ano na APAS será diferenciada em relação às participações anteriores, pois a Embaixada da Tunísia em Brasília, em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores, Migração e dos Tunisianos no Exterior, o Centro de Promoção de Exportações da Tunísia (Cepex), juntamente com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, vêm se preparando desde o início do ano, convidando as empresas exportadoras tunisianas para o evento”, diz.
O embaixador afirma que o convite foi muito bem-recebido pelos exportadores e que a participação do seu país na Apas já se tornou uma tradição. Elas estarão no Pavilhão Branco. Lakhal conta que a Tunísia vem trabalhando para diversificar seus parceiros econômicos e abrir-se a novos mercados, incluindo o brasileiro. Nesse contexto, segundo ele, a Apas oferece oportunidade valiosa de estabelecer contato com fornecedores e com grandes espaços comerciais e centros de compras do Brasil, especialmente do estado São Paulo, considerado o coração pulsante dos negócios no Brasil e na América do Sul como um todo.
“Com essa participação, esperamos aumentar o nível das exportações tunisianas para o Brasil e acreditamos que todos os produtos tunisianos podem competir fortemente, não apenas os alimentícios, mas também os produtos industriais, tecnológicos e transformados, como fertilizantes e derivados de fosfato”, afirma o embaixador. Ele lembra que a Tunísia é um dos maiores produtores de fosfato e derivados do mundo e relata que em breve uma delegação brasileira vai à Tunísia para discutir esse comércio.
Tunísia: escritório em São Paulo
A Tunísia abrirá em breve um escritório consular e comercial em São Paulo, que terá como tarefa cuidar da comunidade tunisiana residente no estado e promover intercâmbios, segundo o embaixador Lakhal. Ele lembra que Brasil e Tunísia têm relações diplomáticas desde 1956, ano da independência tunisiana, e mantêm excelentes relações em todos os níveis e campos. “Nesse sentido, estamos empenhados em fortalecer ainda mais essas relações no próximo período, por meio da troca de visitas nos mais altos níveis e do fortalecimento de consultas sobre todas as questões de interesse comum”, afirma.
Segundo o embaixador, a presença da Tunísia em grandes eventos no Brasil, como a Apas, oferece oportunidades para que tunisianos se conectem com seus colegas brasileiros, estabeleçam parcerias e abram horizontes mais amplos para cooperação frutífera entre os países, com base em interesses e ganhos mútuos. Ele também convida os brasileiros a participarem de exposições na Tunísia e a se familiarizarem com as oportunidades e os incentivos oferecidos a investidores estrangeiros. Lakhal descreve essa como oportunidade para acessar regiões com as quais o país tem acordos, como o Mercado Comum da África Oriental e Austral (Comesa), o Mercado Árabe Comum (Acordo de Agadir) e União Europeia.
“A Tunísia, que deu nome ao continente africano e é sua porta de entrada, é qualificada por sua localização geográfica excepcional e estratégica, situada entre os três continentes, África, Ásia e Europa, o que lhe confere um destino diferenciado para investidores brasileiros em todos os campos e a possibilidade ainda, pela proximidade, de explorar o mercado europeu e o mundo árabe para estabelecer uma parceria diferenciada e frutífera”, afirma.
Na galeria abaixo, conheça um pouco da Tunísia em imagens: