Geovana Pagel
São Paulo – Os países árabes são considerados um mercado promissor e já velho conhecido do setor calçadista brasileiro. Prova disto é que as exportações de sapatos para os Emirados Árabes Unidos saltaram de US$ 1,1 milhão, em 2000, para US$ 5,5 milhões, em 2003, um aumento de 500% segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados).
A feira internacional de calçados, artigos esportivos e artefatos de couro, a Couromoda, que acontece de 13 a 16 de janeiro, em São Paulo, acaba sendo utilizada como importante porta de entrada para os compradores árabes interessados nos sapatos brasileiros.
A principal feira da América Latina para o setor abre o calendário 2004 das grandes feiras de negócios no país. O evento reúne expositores de 15 estados, que representam 85% da produção brasileira de calçados, estimada em 650 milhões de pares/ano.
A diretora da Couromoda, Ana Jussara Leite, diz que grandes cadeias varejistas árabes, como a RNA Resources Group – Landmark Group e Abdul Grafoor Amim & Co, com 194 lojas espalhadas pelo Oriente Médio, devem participar da Couromoda atrás dos calçados brasileiros, principalmente das sandálias de couro. “Na Couromoda de 2003 somente a Arábia Saudita enviou seis compradores para o Brasil”, conta.
No ano passado, os sauditas compraram US$ 3,9 milhões, o que correspondem a 804 mil pares de sapatos brasileiros. Este ano as exportações subiram para US$ 5,3 milhões e 912 mil pares, representando um crescimento de pouco mais de 38%.
O crescimento das exportações para os Emirados foram ainda mais significativas. Em 2002 foram US$ 3,8 milhões, com 588 mil pares de sapatos. Em 2003 as vendas somaram US$ 5,5 milhões, pagos por 798 mil pares. O crescimento foi de pouco mais de 41%.
De acordo com a diretora, o contato mais representantivo com os países árabes ocorreu há três anos durante a feira de Al Hidd’a, nos Emirados Árabes. “Graças ao programa Shoes from Brazil, que leva empresas brasileiras para feiras internacionais, tivemos maior contato com os compradores de lá”, afirma.
Em função do clima, sapatos abertos e sandálias, especialmente de couro, são os produtos preferidos pelos importadores árabes.
Estimativas de crescimento
Estima-se que Couromoda de 2004 atinja visitação internacional recorde, com 2.000 compradores estrangeiros, impulsionando ainda mais as exportações brasileiras do setor, hoje na faixa de US$ 1,5 bilhão anual. A cadeia coureiro-calçadista brasileira tem um movimento de vendas estimado em R$ 40 bilhões por ano (do curtume até a loja). Entre 20 e 25% destes negócios acontecem na Couromoda e em decorrência da feira.
Com crescimento de 12% no número de expositores e 7% em área de feira, a Couromoda vai abrir sua 31ª edição com dois recordes: 45 mil metros quadrados de estandes no Anhembi (São Paulo) e mais de 1.500 marcas de calçados, acessórios de couro e artigos de moda.
“É a maior vitrine do setor de calçados de nosso país, mostrando o que será moda em 2004 e promovendo a retomada de compras do varejo, depois do período de Natal”, destaca o empresário Francisco Santos, presidente da Couromoda.
A feira mostra novidades em todos os tipos de calçados (femininos, masculinos e infantis), tênis, chinelos, bolsas, artigos de viagem, confecções, acessórios de moda e também componentes e tecnologia para fábricas de calçados. São cerca de 900 expositores, numa grande mostra de toda a variedade de estilos, preços e faixas de qualidade ofertados pela indústria nacional.
Expositores de 15 estados
A Couromoda 2004 tem entre seus expositores empresas de 15 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A feira também terá 8 expositores estrangeiros, vindos da China, Hong Kong, Itália, Turquia, Estados Unidos e Uruguai.
Contato
Tel: (+5511) 3897-6100
www.couromoda.com

