Geovana Pagel
São Paulo – A Gramazon Granitos da Amazônia, localizada na cidade de Ji-Paraná, em Rondônia, participa da feira da construção Big 5, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde pretende fechar sete novos contratos com os países da região.
Há dois meses a empresa estabeleceu parceria com a B2B Internacional, no Líbano. Por meio do escritório libanês, a empresa brasileira consegue realizar negócios com mais 13 países árabes: Arábia Saudita, Bahrein, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Líbia, Omã, Palestina, Catar, Kuwait e Síria.
O gerente comercial, Joás da Silva, conta que o contato inicial com os árabes ocorreu no último mês de setembro durante a feira internacional Golden Jubilee, em Damasco, na Síria. “Foi lá que contatamos os primeiros empresários árabes e devido à dificuldade da língua estabelecemos a parceria com a B2B”, explica.
O trabalho do agente local já começou a apresentar resultados. Em dezembro, a Gramazon embarca a primeira venda de US$ 15 mil para a Líbia. “O mercado árabe é muito promissor. Nossa meta é que cada novo cliente continue cativo”, ressalta Silva.
Segundo ele, a Big 5 deve servir para fechar, no mínimo, mais sete novos contratos. “Nosso representante garantiu que as vendas já estão pré-fechadas. Será apenas uma questão de acertar detalhes da transação”, diz.
Para participar da maior feira da construção civil dos países árabes, que acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro, a Gramazon preparou folderes em inglês e árabe e uma linha completa de amostras dos granitos da Amazônia.
Pesquisa e incentivo
A Gramazon, inaugurada em 1998, é resultado da iniciativa de dois empresários e do apoio da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) e do governo federal, por meio do Fundo de Investimento da Amazônia (Finam). Hoje gera 150 empregos diretos e aproximadamente 400 indiretos.
O gerente comercial lembra que as pesquisas de campo à procura de jazidas tiveram início em 1992, quando uma equipe de geólogos iniciou as explorações por todo o estado de Rondônia e norte do estado do Mato Grosso.
“Foram encontradas várias ocorrências de rochas graníticas de grandes dimensões e qualidades para serem aproveitadas como rochas ornamentais em revestimentos na indústria da construção civil”, conta Silva.
Segundo ele, nestes cinco anos foram feitos grandes investimentos, como a aquisição do sistema de decantação e clarificação de água, tanque de decantação de resíduos sólidos, o sistema modular de tratamento de esgoto e outras obras da engenharia civil.
"Tudo para que a interação do processo produtivo resulte no mínimo possível de impactos ambientais".
A empresa foi instalada numa área de aproximadamente 75.000 m², da qual 6.850 m² correspondem à área construída que se subdivide em um galpão industrial de 5.470 m² e um centro administrativo de 1.380 m².
Inicialmente a indústria de beneficiamento começou a operar com apenas dois teares com capacidade instalada para 8.000 m²/mês de chapas serradas e uma polidora de 18 cabeças para 15.000m²/mês de chapas lustradas e polidas.
No segundo semestre de 2001, foram instalados mais três teares, aumentando a capacidade de produção para 18.000 m²/mês de chapas serradas, concluindo a segunda fase do projeto.
A terceira fase foi concluída em dezembro de 2002 com a implantação da linha de ladrilho, cuja capacidade de produção é de 450 m²/dia.
Recentemente, de olho na possibilidade de conquistar novos mercados para as exportações, a empresa investiu R$ 2,7 milhões na compra de mais dois teares que permitirão um aumento de 30% na produção atual de 15 mil m²/mês.
Jazidas próprias
A empresa possui jazidas próprias espalhadas por todo o estado de Rondônia e norte do estado de Mato Grosso, com grandes reservas. A exemplo da indústria, os blocos são extraídos nas pedreiras com a mais moderna tecnologia existente no mercado para a lavra de rochas ornamentais.
Todo o processo produtivo é supervisionado por uma equipe técnica, assegurando uma máxima produtividade com qualidade dos blocos lavrados, conforme requer o processo de beneficiamento para produtos acabados destinados à exportação.
Contato
Telefone: 55 69 422-3355
E-mail: vendas@gramazon.ind.br
Representante países árabes
B2B Internacional – Sr. Aboudi Safa Moujally
Telefone: 55 13 3468.1212
E-mail: aboudi@b2binternacional.com.br

