São Paulo – O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, é o único candidato na próxima eleição para o cargo, que será realizada na 39ª Conferência da FAO, entre os dias 6 de junho e 13 de junho.
De acordo com informações divulgadas pela FAO no domingo (01), Graziano foi o único candidato a ter o nome apresentado, pelo governo do Brasil, na data limite para a inscrição, em 31 de janeiro.
Segundo o comunicado da FAO, os diretores-gerais da instituição normalmente ocupam o cargo por dois mandatos consecutivos. Graziano foi eleito pela primeira vez em 2011.
A FAO é a agência das Nações Unidas responsável por coordenar a distribuição de alimentos em países e regiões afetadas por condições que ameaçam a segurança alimentar. Quebras de safra, secas prolongadas, desastres naturais, conflitos e situações de extrema pobreza são algumas das situações que recebem coordenação da FAO. A instituição atua em parceria com pequenos produtores para promover a agricultura familiar e realiza pesquisas e avaliações de custos de preços de alimentos.
Antes de chegar à direção-geral da FAO, em Roma, o agrônomo José Graziano da Silva foi o coordenador do Programa Fome Zero, de combate à fome no Brasil, e ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome. Antes de Graziano, a FAO foi comandada pelo senegalês Jacques Diouf.


