São Paulo – A grife Barbara Bela, com confecção em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, há sete anos descobriu as oportunidades de negócios com os países árabes. Os glamourosos vestidos de festa, que esbanjam cor e brilho, caíram nas graças das mulheres árabes e atualmente Emirado Árabes Unidos, Kuwait e Arábia Saudita são o principal destino das exportações, respondendo por 20% do faturamento da marca.
“Hoje nosso forte (no mercado externo) é o Oriente Médio”, afirma a administradora Stefania Mascarenhas. Segundo ela, as exportações para os países árabes diminuíram em torno de 40% depois da crise mundial. “O bom é que nesta última coleção já conseguimos recuperar o que vendíamos antes”, conta.
Referência quando o assunto é luxo, a Barbara Bela foi a única grife brasileira convidada para desfilar a Dubai Fashion Week, um dos mais importantes eventos de moda do emirado. Georgiana Mascarenhas, estilista da marca, mostrou vestidos chiques e muito trabalhados. Algumas das peças bordadas chegaram a demorar um mês para ficarem prontas. “Participamos de duas edições consecutivas da semana da moda de Dubai e nossas coleções sempre fizeram o maior sucesso”, destaca Stefania.
De acordo com a empresária , a Barbara Bela nunca desenvolveu uma coleção exclusiva para a região, mas já conhece bem a preferência local. “As mulheres árabes gostam mais dos vestidos longos, com bordado e em cores vibrantes e alegres”, explica.
As vendas para os importadores árabes normalmente são feitas por meio do showroom que a grife mantém em Paris. Em setembro, a Barbara Bela vai participar da feira internacional Tranoï, também na capital francesa.
No mercado interno, a Barbara Bela está presente em todos os estados, com mais de 120 pontos de venda.
Inspiração
O nome Barbara Bela foi inspirado nos versos do poeta Alvarenga Peixoto, um dos inconfidentes mineiros. A poesia que inspirou o nome inspirou também a criação de linha em rendas e linho que marcaram o início da história da marca, que nasceu em 1974, quando a empresária Helen Carvalho abriu sua primeira loja em Belo Horizonte.
“No DNA da marca estão os vestidos de festa e os bordados ultra-sofisticados, um trabalho único”, destaca Stefania. Segundo ela, outra característica da marca é a moulage, técnica de modelagem onde a roupa é construída no corpo, traduzindo em originalidade o espírito de cada estação. “Tudo isso faz da marca Barbara Bela uma referência no Brasil quando o assunto é festa”, garante a empresária.
A grife gera 90 empregos diretos e produz mensalmente cerca de 1000 peças. A equipe de criação é formada por Helen, a filha Georgiana e a estilista Juliana Bocchese.
Contato
Telefone: +55 (31) 8448.7836
Site: www.barbarabela.com.br
E-mail: export@barbarabela.com.br

