São Paulo – As estampas coloridas e floridas dos vestidos da marca Anunciação, de Goiás, estão conquistando as mulheres árabes. No ano passado, a grife fechou pedidos para os Emirados Árabes e Kuwait e agora, com Arábia Saudita e Catar. “Estamos solidificando as parcerias. A entrada no mercado externo é bem difícil”, disse a consultora da Anunciação, Ana Christina da Rocha Lima.
O trabalho com o mercado externo começou em 2002, quando a pequena empresa de Goiânia resolveu apostar nas participações em feiras internacionais na Alemanha, Espanha e Japão. Mas foi nos showroom de Paris, em parceria com a Associação Brasileira de Estilistas (Abest), que as roupas da grife ganharam destaque. “Nosso quartel-general agora é Paris”, disse Ana Christina, que participa duas vezes ao ano do showroom com outras marcas brasileiras.
De acordo com ela, os contatos com agentes e distribuidores do mercado árabe foram feitos em Paris e os pedidos da coleção de verão chegaram no começo deste ano na região. Em março, na apresentação da coleção de inverno, a marca brasileira chamou a atenção de novos clientes e os pedidos deverão ser embarcados até julho. Os vestidos mais longos e bem coloridos foram os mais encomendados pelos agentes do mercado árabe.
“Estamos crescendo aos poucos. Mesmo com a crise, achei que esse último showroom foi muito bom. Abrimos (pedidos) para mais lojas multimarcas”, disse a consultora. Segundo ela, as marcas brasileiras que participam do showroom apresentam muita qualidade e design diferenciado. “O Brasil (no exterior) vende pelo design e não pelo preço. É difícil produzir aqui com um custo barato”, acrescentou.
Segundo Ana Christina, a estilista da Anunciação, Maria Elvira Crosara, busca sempre trabalhar com estamparias, o que dá uma diferença a mais para a peça. Em sua última coleção, a estilista trabalhou em parceria com a ilustradora colombiana Catalina Estrada, que trouxe todas as cores e magia do folclore latinoamericano às peças da grife brasileira. O tecido mais usado pela estilista é o algodão, que muitas vezes ganha um toque de seda. “É um trabalho bem artesanal”, disse a consultora.
Além dos países árabes, os vestidos, saias e blusas da Anunciação já foram exportados para Grécia, Bulgária, Chipre e Estados Unidos. Fora esses grandes pedidos, a marca também já chegou a embarcar algumas peças avulsas para mulheres que fizeram pedidos pelo próprio site da empresa. “Já mandamos para os Estados Unidos, Austrália, México”, afirmou Ana Christina.
Em maio, a estilista brasileira foi destaque do livro "Atlas of Fashion Designers", editado por Laura Eceiza e publicado pela editora norteamericana Rockport. A publicação apresenta um perfil de importantes estilistas de todo o mundo e seus trabalhos nos últimos cinco anos. Os 60 designers escolhidos dentre 30 países apresentam nas páginas da obra seus perfis, informações biográficas, entrevista, esboços e fotos das peças.
Contato
www.anunciacao.com

