Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – A Dust, marca paulistana de jeans, quer levar a sua moda para os Emirados Árabes Unidos. O designer e proprietário da indústria, Kamal Soueid, fez, no último mês, uma viagem de prospecção de mercado a Dubai, principal pólo comercial do país. "Fui para estudar o mercado", explicou Soueid. O jovem de 24 anos, filho do libanês Kamel Soueid, seu sócio no negócio, distribuiu catálogos para importadores do país e começa agora a estudar os próximos passos para entrar no mercado que viu.
Uma das possibilidades futuras, segundo Soueid, é trazer os potenciais clientes ao Brasil para conhecer a produção da Dust de perto. A outra é ir novamente até eles. O descendente de libanês acredita que há lugar para o jeans produzido pela Dust nos Emirados. "O nosso produto se encaixa perfeitamente no mercado da região. A qualidade é boa, o design é arrojado, bem globalizado", diz Soueid. Ele lembra que os Emirados Árabes já abrigam as grandes marcas mundiais de moda e que o consumo local é alto.
A Dust fabrica peças em jeans, principalmente calças, que se encaixam no segmento fashion premium, para homens e mulheres. Também há roupas como bermudas e macacões na atual coleção oferecida pela empresa. Parte da produção das peças, como o corte e a lavagem dos jeans, é feita em fábrica própria da Dust e outra parte é terceirizada. A Dust possui duas lojas de atacado para as vendas dos jeans no Brás, bairro da cidade de São Paulo que abriga um grande número de confecções e lojas de fábrica.
A estadia do designer da Dust em Dubai durou quatro dias e fez parte de uma viagem maior de prospecção de mercado, pesquisa industrial e de moda. Soueid visitou também China, Espanha e Itália num roteiro de cerca de um mês. Nos países europeus Soueid fez pesquisa de moda e na China industrial. Nos Emirados, o foco foi o estudo do mercado. O designer costuma fazer duas viagens por ano nestes moldes. O empresário fala árabe, o que deve ajudá-lo a estabelecer a sua marca no Oriente Médio. "Comunicação é tudo", diz. Além de pai libanês, que chegou no Brasil com 17 anos, Soueid tem também mãe libanesa.
A Dust já exporta há cerca de dez anos. Atualmente são dez países que recebem os produtos da marca, entre eles Portugal, Espanha, Porto Rico e a ilha de Curaçao, no Caribe. De acordo com Soueid, entre 10% e 15% da produção da empresa é exportada. A indústria fabrica ao redor de 50 mil peças por mês. A empresa tem vinte anos de existência, mas a marca Dust foi criada há dois anos. Antes, ela atuava em um segmento mais popular.
Dust
Telefone: +55 (11) 6291 7623
Site: www.dustjeans.com.br

