São Paulo – Trabalhando com roupas feitas quase que exclusivamente em seda, há 12 anos a grife mineira Printing começou a conquistar clientes no mercado externo. Hoje, a marca exporta com frequência para nove países e tem nas nações árabes seu principal mercado externo.
No Oriente Médio, as peças brasileiras são vendidas em lojas do Catar, Kuwait, Arábia Saudita, Líbano e Emirados Árabes Unidos. Segundo Márcia Queiroz, fundadora e diretora-criativa da marca, 7% da produção da Printing é voltada para exportação.
“Atualmente, os países árabes têm aproximadamente 90% da demanda da nossa exportação. Eles são os nossos maiores clientes e concentram a maioria das lojas que representam a Printing internacionalmente”, destaca Queiroz. A Arábia Saudita é o principal destino dos embarques da marca. Lá, as peças são vendidas em lojas como Mayass, Radar, Ganaj e Sabia.
Segundo ela, as lojas árabes importam, principalmente, vestidos. “Vestidos longos, de festa, com ou sem bordado. Existe uma ligeira modificação, elas pedem para subir o decote, as costas, mas vendo muito vestido sem manga para elas”, diz a empresária.
Queiroz destaca que, além de usar a seda como base das peças, a Printing não acrescenta tecidos sintéticos às suas roupas. “Só trabalho com tecidos 100% naturais”, afirma Queiroz. A empresária diz ainda que as árabes preferem tecidos lisos em vez de estampas. “Elas são chiques, têm olhos apurados”, avalia.
As vendas para as lojas árabes são feitas em Paris, no Showroom Mosaique, espaço que é montado duas vezes por ano, em um hotel na capital francesa. Na ocasião, a Printing exibe suas peças e reúne as lojas importadoras para a seleção das roupas.
Cada showroom tem a duração de dez dias e o próximo será realizado de 01 a 10 de março. Em média, os preços dos vestidos da Printing variam de 500 a 1,5 mil euros, mas há peças que chegam a custar até 2,5 mil euros.
Queiroz diz que já chegou a exportar até 22% de sua produção, mas que crises econômicas, tanto no Brasil como em países compradores, acabaram reduzindo as vendas externas da marca. Hoje, ela afirma que está trabalhando para voltar a crescer no exterior e vê espaço para aumentar as vendas no mundo árabe.
“Dá para crescer. Já estivemos lá em muito mais lojas. Em Dubai e Abu Dhabi há muitas lojas importantes. Queremos retomar clientes que se retraíram por problemas internos”, aponta a empresária.
Contato
Printing
Site: www.printing.art.br
E-mail: estilo@printing.art.br
Showroom Mosaique
Tel.: + 33 609 753474 / +33 867 09663 (Sabrina ou Michelle – atendentes falam inglês, francês e árabe). Contatos podem ser feitos durante o ano todo.


