São Paulo – A empresa de calçados femininos Gruller está dando os primeiros passos no mercado externo. Já entregou um pedido de 1,5 mil pares para um cliente em Portugal e espera receber uma nova encomenda de 3,5 mil pares do mesmo cliente. Ela quer ver crescer suas exportações e os países árabes são parte do interesse da companhia.
“Li que é um mercado em plena ascensão", afirma Leonardo Castro da Silva, gerente financeiro da empresa. A companhia estuda exportar para a região, caso encontre um representante local que desenvolva um bom trabalho.
O contato com o importador português surgiu por meio da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal), em 2009. Por enquanto, Portugal é o único país que recebe os produtos da Gruller fora do Brasil.
Segundo o executivo, a empresa decidiu exportar para suprir o período de sazonalidade do setor calçadista no país. Ele conta que os meses de janeiro, fevereiro, junho e julho, por serem momentos de troca de coleção, são períodos de vendas fracas.
Atualmente, a Gruller produz uma média de 150 mil pares de calçados por ano. Assim, Silva afirma que a empresa tem plena capacidade para expandir as exportações. “Se a gente for trabalhar os períodos de sazonalidade, daria para colocar 10 mil pares por mês para o mercado externo. Temos essa gordura para queimar e produzir para o mercado externo”, destaca.
A empresa ainda não tem um representante para cuidar das exportações, mas pretende designar uma pessoa específica para atuar na área nos próximos dois anos.
Com 12 anos de existência, a Gruller tem sua sede na cidade de Contagem, em Minas Gerais, emprega 90 funcionários diretos e fatura R$ 7 milhões por ano.
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