Da redação
São Paulo – A empresa argentina Impsa, que faz parte do grupo Percarmona, manifestou ontem (23) ao governo do Rio Grande do Sul a intenção de construir uma usina hidrelétrica binacional na região Noroeste do estado.
O projeto do grupo argentino, denominado Alto Uruguai, propõe a construção de três barragens no rio Uruguai, uma em Garabi, a outra em Porto Xavier ou Porto Lucena e a terceira em Doutor Maurício Cardoso. A energia média anual gerada seria de 14.000 GWh/ano.
O governo do estado está estudando também outros dois projetos para geração de energia na região Noroeste. A construção da usina hidrelétrica deve criar 10 mil empregos diretos, mil permanentes e cerca de 40 mil indiretos.
O grupo Percarmona é o maior fabricante de turbinas e geradores da Argentina e atua também nas áreas de guindastes portuários, rastreamento por satélite, aerogeradores eólicos, bombas medicinais, viticultura, vinhos finos, seguros, entre outras atividades. A companhia tem interesse de construir uma unidade fabril no estado. As informações são do governo do estado do RS.

