Kuwait News Agency*
Sanaa – Trinta e quatro empresas internacionais já foram pré-qualificadas em um processo de licitação para exploração e produção de petróleo em 14 blocos no Iêmen.
Segundo o presidente da Empresa de Produção e Exploração Petrolífera do Iêmen, Nabil Salah El Qoussi, anunciou no sábado (11), 65 empresas de 25 países se inscreveram no terceiro processo internacional de licitação do Iêmen, aberto em agosto do ano passado.
Um comitê de avaliação excluiu 28 empresas por falta das qualificações para exploração nas províncias de Hadramawt, Al-Muhra, Aden, Abeen, Al-Joaf, Al-Hadida e Shabwa, conforme explicou Al-Qoussi. Os nomes das empresas vencedoras do processo de licitação serão anunciados em julho.
Segundo a agência de notícias oficial da Argélia, a Algérie Presse Service, a petrolífera argelina Sonatrach está entre as empresas pré-selecionadas para a exploração dos blocos petrolíferos.
A renda com petróleo compõe cerca de 65% a 70% do total das receitas do governo do Iêmen, apesar de a produção estar diminuindo. Em geral, a economia do país se beneficia dos altos preços do petróleo.
Sob os termos dos acordos com o FMI e o Banco Mundial, o Iêmen deve começar a privatização dos principais setores da sua economia.
*Tradução de Silvia Lindsey e Mark Ament

