São Paulo – Representantes do grupo árabe NTDE Group (National Trading and Developing Establishment), de Dubai, nos Emirados Árabes, vieram ao Brasil e fizeram 15 reuniões e visitas a fábricas de calçados e pontos de venda (foto) em São Paulo e no Rio Grande do Sul, de 10 a 14 de dezembro. A visita foi realizada pelo Projeto Comprador Vip, do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados, uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A consultora de alta gerência Sabi Behzadi e a diretora de marketing do grupo, Forough Ahmadi, elogiaram a qualidade dos produtos brasileiros e o preço competitivo para o mercado árabe. “Temos expectativa de trabalhar com até cinco marcas brasileiras”, contou Behzadi, em nota da Abicalçados. O grupo NTDE é especializado em distribuição e varejo e conta com mais de 100 lojas de diversos segmentos espalhadas pelo Golfo, no Bahrein, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes.
De acordo com a Abicalçados, a estimativa de negócios gerados pela visita gira em torno de 50 mil pares nos próximos meses. “É um número bastante significativo, pelo potencial do grupo e pelo fato de que existe um grande mercado a ser explorado na região”, disse em nota a analista de promoção comercial da Abicalçados, Ruisa Scheffel, revelando que o preço médio do calçado a ser trabalhado pela empresa é de US$ 25, o equivalente a US$ 1,25 milhão, somente a partir desta ação.
Segundo a associação calçadista, o mercado árabe, representado principalmente pela Arábia Saudita, é considerado um dos focos do programa Brazilian Footwear para o próximo biênio 2019/2020. Entre janeiro e novembro, o país importou o equivalente a US$ 4 milhões em calçados brasileiros.
Os Emirados Árabes Unidos são o único país árabe a figurar na lista dos 20 principais destinos dos sapatos brasileiros, em 19ª posição, com 1% de participação total. De janeiro a novembro, o país comprou mais de 935 mil pares, totalizando US$ 9,2 milhões, uma queda de 18,4% sobre igual período de 2017.