Geovana Pagel
São Paulo – Uma série de manifestações culturais vão abrir oficialmente as atividades do Instituto de Cultura Árabe (ICA), entidade criada por um grupo de intelectuais brasileiros em janeiro para promover a cultura árabe no país. Em abril haverá uma exposição fotográfica com imagens da Palestina, feitas pelo fotógrafo Rogério Ferrari; em maio uma noite de poesia e arte árabe, com o professor de literatura Michel Sleiman, especialista em poesia árabe-andaluza; e no mês de junho uma mostra de cinema e debates, com filmes e documentários sobre os países árabes.
Entre os trabalhos que farão parte da mostra de cinema estarão um documentário filmado em 2003 por uma produtora francesa sobre a vida de Edward Said, intelectual árabe defensor da causa palestina que faleceu há quase dois anos, e o filme "Uncovered: The Whole Truth about the Iraq War", que em português significa "Revelada: Toda a Verdade Sobre a Guerra no Iraque", do cineasta Robert Greenwald, com aspectos que não foram abordados pela mídia durante a cobertura da Guerra no Iraque.
O instituto foi fundado por um grupo de pessoas interessadas no mundo árabe. "É uma entidade civil, autônoma, leiga, de caráter científico e cultural, que visa integrar, estudar e promover as diversas formas de expressão da cultura árabe no Brasil", garante a presidente do ICA, Soraya Smaili. O instituto, formado por 30 a 40 participantes ativos, é aberto tanto para descendentes de famílias árabes quanto para simpatizantes da cultura regional. O espaço que serviu de inspiração para o projeto foi o Instituto do Mundo Árabe de Paris, que promove atividades semelhantes.
"Além dos envolvidos desde o começo, cerca de mil pessoas já se cadastraram no site (veja link abaixo) para colaborar como o projeto", conta Soraya. O site contém artigos, agenda de eventos e relata todo o processo de criação do instituto. De acordo com a professora, a página tem recebido uma grande visitação e permitido que muitas pessoas manifestem o interesse em promover eventos relacionados à cultura árabe em outros estados do país. "Já recebemos contatos do Rio de Janeiro e Brasília. Porém, a realização de eventos itinerantes só será possível no segundo semestre do ano", afirma Smaili.
Amigos da cultura
A idéia de criar o ICA surgiu em dezembro de 2003, quando foi realizada uma homenagem póstuma ao intelectual palestino, Edward Said, no Clube Homs, em São Paulo. Desde então, foram vários encontros entre intelectuais, professores, escritores, jornalistas e profissionais das mais variadas áreas com o objetivo de fundar uma instituição para difundir amplamente a cultura árabe, em todos os seus aspectos, desde o artístico até o científico, político e religioso.
Entre os objetivos estão promover atividades culturais diversas, colaborando no Brasil e no exterior com institutos educacionais, universidades, instituições públicas e privadas. E ainda promover estudos e reuniões científicas visando estudar a cultura árabe e sua relação com a cultura brasileira.
Serviço
A exposição fotográfica sobre a Palestina será realizada em abril na Imã Foto Galeria, na Rua Fradique Coutinho, 1239, na Vila Madalena. A noite de poesia e arte árabe e a mostra de cinema ainda não tem data e locais para realização definidos.
Informações
www.icarabe.org

