Maghreb Arabe Presse*
Rabat – A empresa de investimento imobiliário Qatari Diar, do Catar, anunciou nesta quinta-feira (31), em Rabat, que vai investir US$ 660 milhões na construção do complexo turístico Al Houara-Tanger, em Tânger, no Marrocos.
O Al Houara, que entrará em operação em 2011, cobrirá uma área de 234 hectares e incluirá dois hotéis, 1,2 mil chalés e apartamentos e áreas para entretenimento, entre elas um campo de golfe de 18 buracos. Em uma coletiva de imprensa no lançamento do projeto, o CEO da Qatari Diar, Nasser Al Ansari, declarou que o Al Houara-Tanger é um projeto turístico cujo alvo é oferecer novas opções turísticas e criar aproximadamente 2,5 mil empregos.
Além do projeto Al Houara-Tanger, a Qatari Diar pretende executar outras obras em Marrakech, Assilah e Agadir, na região oeste do Marrocos, e uma marina na costa do Mar Mediterrâneo, segundo explicou Al Ansari. "Não estamos no Marrocos apenas para construir um resort turístico, também estamos aqui para representar o Catar e mostrar que o país opera com um país genuíno, irmão e amigo," declarou.
A posição geográfica de Tânger, próxima à Europa e sua localização estratégica, aliada à sua infra-estrutura, foram decisivas na escolha da cidade mais setentrional do país árabe africano, declarou Al Ansari.
A Qatari Diar é uma empresa de investimentos imobiliários pertencente ao governo do Catar e tem capital de US$ 24,8 bilhões. Ela foi criada em 2004 para coordenar as prioridades de desenvolvimento imobiliário do país.
*Tradução de Mark Ament

