Emirates News Agency*
Cartum – Foi inaugurado nesta semana o Al Salam Rotana Hotel, um empreendimento de US$ 65 milhões de investidores dos Emirados Árabes Unidos e do Sudão. O hotel de cinco estrelas tem 325 quartos e foi construído em um terreno de 30 mil metros quadrados. Ele tem suíte presidencial, um centro de convenções e clube para recreação.
O grupo Rotana Hotels Management Corporation LLC foi fundado em 1992 em Abu Dhabi, segundo informa o site da empresa. Seu primeiro hotel foi fundado em 1993. A Rotana opera atualmente 22 hotéis em Dubai, Abu Dhabi, Sharjah, Líbano, Egito, Síria além da unidade do Sudão, e planeja inaugurar 20 novas unidades até o final de 2008.
O Sudão localiza-se no Nordeste da África e tem saída para o Mar Vermelho. O país tem Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 39,7 bilhões, segundo informações da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A base econômica do país é a agricultura, que emprega 80% da população economicamente ativa do país. O Sudão produz algodão, amendoim, sementes de gergelim e goma arábica, mas sua produção de petróleo tem crescido nos últimos anos e pode chegar a 2 milhões de barris diários até 2008.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA.

