Alexandre Rocha
São Paulo – O grupo El Sewedy, uma das principais empresas privadas do Egito, está interessado em explorar o mercado brasileiro e estudar as oportunidades de investimentos no país. Para tanto, dois representantes da companhia chegaram ontem a São Paulo e permanecem no Brasil até o dia 09 de agosto. Hoje (27) eles visitam a Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
A empresa, que fabrica cabos elétricos e para a área de telecomunicações, avalia a possibilidade de passar a produzir também no Brasil em parceria com uma companhia local. De acordo com informações do escritório comercial do Egito em São Paulo, os dois executivos da empresa, Francisco Gonzales Molina e Karim Nazih, respectivamente diretor e gerente da área de novos negócios, vão visitar, além do estado de São Paulo, Santa Catarina, Brasília, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Eles vão conversar com representantes de empresas e entidades setoriais, como a Weg, Nortel, Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Petrobras, Banco do Brasil, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), além de órgão públicos como o Ministério do Trabalho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Além de diversos tipos de cabos, o grupo fabrica também equipamentos como plásticos, torres de transmissão e telecomunicações, luminárias, transformadores, entre outros. Ele fornece para várias indústrias, como automobilística, aérea, ferroviária, de construção, petrolífera e para redes elétricas e telecomunicações, inclusive submarinas. Ele também desenvolve projetos, sob regime de empreitada, nas áreas de energia e telecomunicações.
Ainda de acordo com o escritório comercial do Egito, o El Sewedy é dono ou tem participação em 12 empresas e 15 fábricas no Egito, Sudão, Síria e Gana. No ano passado o grupo teve um faturamento de US$ 820 milhões e espera chegara a US$ 1,2 bilhão este ano. Ele domina 50% do mercado de cabos no Egito e emprega 4 mil pessoas.
Mais informações
Escritório Comercial do Egito em São Paulo
Tel: (11) 3284-8184

