Geovana Pagel
São Paulo – A indústria gráfica brasileira participa da Semana do Brasil em Dubai por meio da aliança de exportação Graphic Arts Industry Alliance (Graphia). Lançada neste ano, a Graphia é formada por 40 indústrias que fazem parte da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), na área de papelaria, embalagens, impressos promocionais e editoriais.
“Vamos fincar um pé no mundo árabe. Um mercado que eu considero muito interessante”, afirma Dário Andréa Jordani, gestor do consórcio de exportação. Nós temos preço, qualidade e criatividade”, garante.
Segundo ele, a tecnologia investida no setor nos últimos anos permite qualidade igual a de países do primeiro mundo como Japão, Alemanha e Estados Unidos. “Sem contar que o Brasil oferece preços mais baixos e um excelente diferencial criativo”, completa.
“Existem algumas carências no mercado árabe que nós podemos suprir”, acredita Jordani. A Graphia espera fechar contratos acima de US$ 1 milhão durante a semana brasileira em Dubai, que acontece de 7 a 9 de dezembro, o primeiro evento internacional do qual participa.
A feira é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pela Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex) e pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
Modernização
Com investimentos da ordem de mais de US$ 6 bilhões nos últimos anos, a indústria gráfica brasileira se destaca pela modernização e ampliação de seu parque industrial e ocupa lugar privilegiado no cenário mundial.
O setor fatura anualmente US$ 5,5 bilhões, representa cerca de 1% do PIB brasileiro e, pela primeira vez, terá uma balança comercial superavitária, com projeções para fechar 2003 em US$ 120 milhões.
Incremento das exportações
A Graphia, lançada este ano, é formada por 40 indústrias brasileiras associadas da Abigraf na área de papelaria, embalagens, impressos promocionais e editoriais.
Conta com o apoio da Apex, na parte de internacionalização, e do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas empresas de São Paulo (Sebrae-SP), na parte de capacitação – que envolve desde o chão de fábrica, até a parte de logística e tributos.
Jordani explica que a sinergia resultante dessa associação permite à Graphia oferecer uma estrutura de atendimento altamente capacitada e customatizada, que reúne know-how e tecnologia para produzir uma variada gama de produtos gráficos com padrões de qualidade e competitividade internacional.
Oferece serviços que vão desde o planejamento, pré-impressão e distribuição dos materiais, até projetos que requerem recursos especiais.
“Temos flexibilidade, custos competitivos, tecnologia avançada, rapidez e qualidade em soluções gráficas”, explica Jordani. Segundo ele, os diversos segmentos da área de papelaria incluem materiais temáticos, cartões tridimensionais, artigos para festas, produtos descartáveis, organizadores, acessórios, cadernos, agendas, envelopes e formulários.
Na área promocional, a Graphia está preparada para viabilizar soluções criativas e diferenciadas por meio de serviços que agregam valor ao material impresso. “Temos possibilidades de viabilizar idéias, projetos inovadores e demandas variadas, de pequenas a grandes tiragens, em qualquer lugar do mundo”, garante.
Nestes poucos meses de existência, a Graphia já exportou 25 contêineres, com capacidade de 40 toneladas cada, para o Caribe, e está iniciando cotações para Europa, Estados Unidos e México.
Padrão de qualidade
O alto índice de atualização tecnológica e de renovação de equipamentos gráficos no Brasil, que gira ao redor de dois anos na área de pré-impressão e é inferior a cinco anos na área de impressão, soma-se à alta qualificação profissional desenvolvida no país.
O Brasil é um dos poucos países a possuir o Print Media Academy (PMA). Um avançado centro de treinamento profissional montado pela Heidelberg alemã, para reciclagem e formação de mão-de-obra especializada.
O Brasil também se destaca como um dos maiores centros produtores mundiais de papel e celulose, o que garante o abastecimento do mercado interno. Na área ambiental conta com uma política formada por um rigoroso conjunto de normas para o consumo de madeira para reflorestamento.
Contato
Telefone: 55 11 5087.7781
E-mail: graphia@graphia-alliance.com

