São Paulo – O Jumeirah hotéis e resorts, com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, está de olho no potencial do turista brasileiro. Executivos do grupo, famoso pelos hotéis mais luxuosos e inovadores do mundo, estão no Brasil para divulgar o portfólio da rede para as agências de viagem que trabalham com turismo de luxo. O grupo, que administra nove hotéis em Dubai, dois em Londres e um em Nova Iorque, tem planos de gerenciar 60 novos hotéis em várias partes até 2012 e estuda a possibilidade de investir no Brasil.
"O Brasil é um mercado muito forte. Vários agentes brasileiros (de turismo) já trabalham conosco e sabemos do potencial do turismo local também. Os hotéis do grupo são únicos em estilo e arquitetura, o que demanda muito estudo e planejamento, mas vamos avaliar sim a possibilidade de investir em um resort ou um hotel para homens de negócios em São Paulo", afirmou nesta quinta-feira (28) o vice-presidente de operação das Américas, Gary Schweikert, durante café da manhã no restaurante A Figueira. O evento reuniu 150 pessoas entre jornalistas e agentes de que trabalham com turismo de luxo.
Até o momento, o único projeto previsto para a América do Sul no momento é o Jumeirah Culu Culu Polo Resort, na Argentina. O grupo só gerencia os hotéis, não constrói os empreendimentos, que são de terceiros.
Schweikert disse ainda que o número de brasileiros que circula na unidade em Nova York, onde fica o único hotel Jumeirah nas Américas, e nas de Londres é muito grande. Segundo ele, nos últimos anos, graças à parceria com o grupo Emirates, viajar para Dubai ficou muito fácil para os brasileiros. "Sabemos que cresceu muito o número de brasileiros que viaja a turismo e trabalho com estadias longas e utiliza facilidades do hotel como restaurantes. Queremos que eles conheçam nosso serviço personalizado", destacou. "Nós estamos aqui porque o Brasil é um mercado muito importante para o grupo", completou.
Jose Montoya, diretor de vendas da companhia em Nova Iorque, falou com os agentes sobre a importância do conceito ‘stay different’, utilizada pelo grupo e que, segundo ele, não vende lugares em poltronas ou estadias em hotéis, mas experiência e emoção. "No Jumeirah nós temos uma academia da hospitalidade. Cada hóspede é mais do que especial. Além disso, na filosofia do Jumeirah cada hotel é de acordo com a região onde está instalado, o que garante uma experiência única", destacou.
De acordo com o consultor de mercado de luxo, Carlos Ferreirinha, o interesse do grupo Jumeirah no Brasil é mais uma prova de que o mundo acordou para o grande poder de consumo do turista brasileiro. "Hoje o Brasil é o consumidor número um na Argentina, no Chile, em Miami e Nova Iorque", disse.
Segundo ele, atualmente o brasileiro é o terceiro maior consumidor mundial da marca Gucci. "No ano passado, cerca de 14% de todas as compras na Galeria Lafayette, em Paris, foram feitas por brasileiros. O nível de consumo e demanda por produtos de luxo cresceu muito. Até o final de 2010 o Brasil será o terceiro maior mercado consumidor do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos", destacou.
O grupo
O portfólio Jumeirah em Dubai abrange o Burj Al Arab, o hotel sete estrelas mais luxuoso do mundo e reconhecido como símbolo do emirado, o Jumeirah Beach Hotel, o Jumeirah Emirates Towers, o Madinat Jumeirah e o Jumeirah Bab Al Shams Desert Resort & Spa. Em Londres, o grupo gerencia o Jumeirah Carlton Tower e o Jumeirah Lowndes Hotel, e em Nova Iorque, o Jumeirah Essex House.
Em 2004 o grupo Jumeirah tornou-se membro da Dubai Holding – empresa com conjunto de projetos e negócios sediada em Dubai. Os planos de expansão do grupo Jumeirah ao redor do mundo já estão a caminho, com projetos atualmente em desenvolvimento nos Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Qatar, Omã, Bahrein, Kuwait, Marrocos, Maldivas, Indonésia, Bali, Tailândia, China, Argentina, Panamá, Espanha, Inglaterra, Escócia, Alemanha e Ilhas Virgens.