Kenitra, Marrocos – O rei do Marrocos, Mohammed VI, inaugurou nesta quinta-feira (20), na comunidade de Amer Saflia, província de Kenitra, uma fábrica do grupo francês PSA Peugeot-Citröen. A capacidade de produção inicial é de 100 mil veículos por ano, volume de que deverá ser ampliado para 200 mil unidades até 2023. As informações são da agência de notícias MAP. É esperada a geração de 4 mil empregos.
A fábrica fica numa zona franca e é o ponto central de um complexo da cadeia produtiva da indústria automobilística. Os veículos terão uma taxa de nacionalização de 60%, mas que irá se elevar para 80% até a conclusão do projeto.
Segundo a MAP, 27 indústrias de dez nacionalidades diferentes já estão instaladas em Kenitra como fornecedoras do grupo PSA. Há no local ainda um centro de pesquisa e desenvolvimento que emprega 2,3 mil funcionários, sendo 85% engenheiros.
De acordo com o ministro da Indústria e Comércio do Marrocos, Moulay Hafid Elalami, a montadora francesa investiu 3 bilhões de dirhams marroquinos (US$ 311 milhões) no empreendimento e pretende investir mais no país. Só no ano passado, a empresa comprou o equivalente a 700 milhões de euros em peças produzidas no Marrocos.