Geovana Pagel, enviada especial
Rio de Janeiro – No segundo dia da 34ª Expo Abras, feira internacional do setor de supermercados, empresários da Tunísia e da Jordânia que participam do estante da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) fecharam negócios e continuaram a fazer bons contatos comerciais. A Sogemco, fabricante e exportadora de produtos alimentícios do grupo tunisiano Slama, oficializou contrato de representação com a empresa brasileira Iacb Intercrop, sediada em São Paulo.
"O contato inicial já existia e a feira serviu para concretizar a representação", disse Cesar Durello, diretor comercial da Intercrop.
Com vários negócios na Tunísia e um faturamento anual de US$ 100 milhões, a Sogemco trouxe para o estande amostras de margarina para a indústria de alimentação, biscoitos, mistura para bolo, bolos prontos e azeite de oliva.
Segundo a gerente de exportações, Houda Slama, a empresa já vende para alguns países da Europa e Canadá, mas decidiu apostar no Brasil porque o país, de acordo com ela, é um mercado em ascensão e "muito interessante" para iniciar um trabalho de prospecção.
Slama comentou ainda que o segundo dia de exposição foi bem mais movimentado do que o dia de abertura, segunda-feira. "Vim para a Expo Abras com o objetivo de conhecer as reais possibilidades de negócios e tenho certeza de que voltarei com bons contatos", afirmou. Retornará com pelo menos um contrato fechado de representação.
Arak
A fabricante, exportadora e importadora de bebidas Zumot Distilleries, da Jordânia, está expondo vinho, gim, vodka e arak (destilado feito a base de uva e sementes de anis, uma bebida típica árabe). De acordo com sua gerente de exportações, Nahil Khoury, a empresa, que, a exemplo da Sogemco, também participa pela primeira vez de uma feira brasileira, veio à Expo Abras com o objetivo de exportar para o país e também de importar produtos brasileiros.
Durante o evento, Khoury se reveza entre o estande da Câmara e as visitas aos estandes dos demais expositores. "Eu estou visitando vários setores e já identifiquei alguns produtos que certamente terão boa aceitação na Jordânia, como biscoitos, chocolates, cafés e vinhos", disse.
Dentre os produtos que a gerente trouxe para Brasil, o Arak, segundo ela, é o que tem mais chances de venda para o mercado brasileiro. "Tenho recebido muitos visitantes e sentido uma grande receptividade das pessoas que provam a bebida", contou.
A Zumot, que também tem interesse em conseguir um representante local, atualmente exporta para Bahrein, Catar, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Israel e Estados Unidos.
Joint-venture
O presidente da trading World Negoce – que trouxe uma grande variedade de tâmaras para a feira -, Tahar Boughzala, contou que tem um projeto de desenvolver uma parceria, possivelmente uma joint-venture, com um fabricante de couro brasileiro.
"Meus planos são de investir numa fábrica para produzir roupas e calçados em couro", contou. Ele já orçou o projeto em US$ 600 mil.
De acordo com Boughzala, para viabilizá-lo seria necessário um pequeno investimento do empresário brasileiro e um financiamento bancário na Tunísia. "Estou em busca de uma empresa séria que esteja interessada em apostar numa parceria a longo prazo", afirmou.
O evento mais importante do setor supermercadista no Brasil termina amanhã (16). A previsão é de que até o final do dia tenha recebido cerca de 50 mil visitantes e gerado mais de US$ 7 bilhões em negócios.
EXPO ABRAS 2004
Horário: 13h às 21h
Local: Pavilhão de Exposições do Riocentro – Rio de Janeiro/RJ
Período: Até a próxima quinta-feira (16)

