Maghreb Arabe Presse*
Paris – A estatal marroquina de investimento Caixa de Depósito e Gestão (CDG) adquiriu na semana passada 0,6% do capital da empresa de telecomunicações francesa Vivendi, em uma troca de ações na qual cedeu à francesa 2% do capital da Maroc Telecom.
Com o acordo, a participação da francesa na Maroc Telecom aumentou de 51% para 53%. Com a aquisição, as ações da Maroc Telecom alcançaram o valor de 12,38 euros (140,27 dirhans marroquinos). A CDG pretende permanecer como acionista da Vivendi a longo prazo.
A Maroc Telecom tinha no país árabe do Norte da África, até o final do primeiro semestre de 2007, 1,28 milhão de clientes com linhas fixas, um aumento de 14 mil linhas no semestre. No período, o número de assinantes do serviço de internet ASDL da empresa cresceu 34,8%. Já o número de assinantes de serviços de telefonia celular GSM alcançou 11,7 milhões no período, crescimento de 31,3% na comparação com o primeiro semestre de 2006.
No primeiro semestre deste ano, a empresa apresentou crescimento de 19,5% nas suas receitas, na comparação com igual período em 2006. As vendas da empresa alcançaram US$ 1,6 bilhão devido à expansão no mercado doméstico de vendas de aparelhos celulares e serviços de internet. A empresa tem também subsidiárias na Mauritânia, Burquina Fasso e Gabão.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA

