São Paulo – A Guaranamazon, fabricante de produtos à base do guaraná orgânico, o mais brasileiro dos frutos, está prestes a conquistar o mercado externo. Enquanto negocia com importadores de Portugal e Chile, busca contatos com os vizinhos da Argentina, Venezuela e Peru, e com mercados um pouco mais distantes no Oriente Médio e Norte da África.
“Considero o mercado árabe super interessante. Ainda não participamos de nenhuma feira na região porque como micro empresa não temos capital para um investimento tão alto. Mas, acreditamos que se fizermos o dever de casa direitinho e comerçarmos vendendo para nossos vizinhos, podemos nos preparar para atender um mercado tão exigente como o árabe”, afirma o sócio-proprietário Silvio Proença da Silva.
A Guaranamazon trabalha com a produção de guaraná in natura e beneficiado em cápsulas, chá de guaraná, xarope de guaraná, barras de cereias e está preparando o lançamento de um novo produto que se chama Gpower, um energético gaseificado que contém sais minerais e cafeína de guanará da Amazônia.
De acordo com Silva, o energético é uma receita criada pelos moradores da região, que mistura guaraná (guaranaína), mirantã (vaso dilatador), água, limão e stévia (planta mel) usada para adoçar o produto. "A bebida é um produto pioneiro que reúne duas importantes reposições ao organismo humano: calorias e sais minerais, sendo que tudo é orgânico e certificado”, destaca. A primeira remessa de 60 mil latas do GPower será lançada no começo do segundo semestre. “Estamos definindo o parceiro que fará o envase do Gpower e definindo o local de lançamento que possivelmente será São Paulo”, afirma o empresário.
Quem cuida da distribuição dos produtos é a empresa Guaraná Brasil, do mesmo grupo. A Guaranamazon está localizada em Manaus, na Amazônia, e recebe apoio do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).
Com seis funcionários temporários e três efetivos, a Guaranamazon Agro Industrial contribui com emprego e renda de mais de 1.800 pequenos agricultores do município de Maués, a 267 quilômetros de Manaus.
Talento empreendedor
Ex-técnico de arquitetura na construção da Hidrelétrica de Vila de Balbina, na década de 1980, Silva começou a investir no guaraná em 1999, pesquisando oportunidades de comercialização de derivados desta planta nativa da Amazônia utilizada como fonte de energia pelos nativos.
Com visão empreendedora, o proprietário da Guaranamazon implantou um processo produtivo similar à terceirização, favorecendo os pequenos produtores de guaraná orgânico de comunidades de Maués, adquirindo em média sete a oito toneladas por safra.
A partir do grão certificado pelo controle de qualidade da Ecocert e IBD, institutos certificadores de produtos orgânicos, foram desenvolvidos produtos in natura em forma de encapsulados, sachês e barras de cereais. "No início das atividades não alcançamos as metas de venda e lucro por estarmos longe da capital que já possuía um amplo mercado informal do guaraná em pó e cápsulas, porém com poucos critérios de qualidade", lembra Silva.
Segundo ele, foi no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE) que encontraram apoio e incentivo necessários para estruturar a empresa e desenvolver produtos com tecnologia, conhecimento científico de suas propriedades e extração de forma ecologicamente correta.
Agora, a empresa dá os primeiros passos firmes e ambiciosos rumo ao mercado externo.
Contato
Telefone: +55 (92) 3184.0811
E-mail: guaranaorganico@yahoo.com.br

