São Paulo – O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, está se preparando para receber o maior avião de passageiros do mundo, o A380, fabricado pela empresa europeia Airbus. Para isso, a empresa que administra o terminal, GRU Airport, fez obras e adaptações na pista de pousos e decolagens e na pista de taxiamento. A documentação referente a estas mudanças foi entregue à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que irá certificar o aeroporto para receber aeronave.
De acordo com informações da ANAC, os documentos entregues pela GRU Airport serão analisados e, se não forem necessárias novas alterações, um certificado será emitido autorizando o terminal a receber aeronaves da categoria “F”, como é o caso do A380 e do Boeing 747-8, fabricado pela norte-americana Boeing.
Entre as mudanças que a GRU Airport fez no aeroporto estão aumento da largura e do acostamento da pista de pouso e decolagem, e alteração da sinalização no pátio de manobras, necessárias para a operação do A380. Quando construiu o novo terminal de passageiros, inaugurado no ano passado, a empresa já preparou pontes de embarque para receber o avião. Atender essa necessidade era uma norma estipulada no contrato de concessão do aeroporto de Guarulhos à iniciativa privada. A empresa tem que estar apta a receber a aeronave até o fim de 2016.
A ANAC afirmou à ANBA que não tem um prazo para emitir o certificado. No entanto, quando o aeroporto receber essa autorização, as empresas interessadas em voar para São Paulo com o A380 precisarão pedir outra autorização para a ANAC, que avaliará o modelo da aeronave, o horário de pouso e decolagem e então irá autorizar ou pedir que as empresas façam alterações em seus horários.
A companhia aérea de Dubai, Emirates Airline, é uma das interessadas em operar com o A380 para o Brasil e informou à ANBA que irá trazer o A380 para o Aeroporto de Guarulhos em novembro. A companhia afirmou, contudo, que se trata de uma demonstração do jato e que essa passagem pelo País não representa o início das operações regulares do avião na rota entre Dubai e São Paulo.
O A380 pode transportar até 853 passageiros, mas os jatos deste modelo operados pela Emirates têm configurações para transportar entre 489 e 517 pessoas em três classes: primeira, executiva e econômica. O avião tem dois andares, autonomia de voo de 15,2 mil quilômetros, 72,7 metros de comprimento e 79,8 metros entre as pontas das asas.
A companhia tem 65 desses aviões em sua frota e é a maior operadora do mundo desse modelo. A Emirates começou a voar entre Dubai e São Paulo em 2007. Em janeiro de 2012, inaugurou a rota entre Dubai e Buenos Aires, com escala no Rio de Janeiro. Atualmente, a companhia aérea de Dubai voa para São Paulo com o Boeing 777-300, para 364 passageiros.


