São Paulo – A edição de 2014 da feira Gulfood terá pelo menos 50% a mais de empresas brasileiras em relação à deste ano. A maior parte dos expositores ficará no pavilhão brasileiro organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O espaço terá 725 metros quadrados e um mezanino de 312 metros quadrados em que ficarão cerca de 75 empresas. Em 2013, foram quase 50 os expositores do Brasil, sendo que 35 companhias foram à mostra com apoio da Apex. A feira em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é a maior do ramo de alimentos e bebidas no Oriente Médio e uma das mais importantes do mundo. No próximo ano, ela ocorrerá de 23 a 27 de fevereiro.
Nesta terça-feira (10), representantes de organizações setoriais participaram de um encontro com representantes da Apex na sede da Câmara Árabe, em São Paulo, para discutir a organização do pavilhão brasileiro no evento e as estratégias de relacionamento com clientes que deverão ser adotadas durante a Gulfood. O mezanino do estande brasileiro deverá ter uma cozinha para preparação de receitas típicas servidas no café da manhã e no almoço dos brasileiros.
Participaram da reunião representantes da Apex, Câmara Árabe, Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (ANIB) e a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) por meio do projeto Brazilian Rice.
Negociação
Segundo o gerente executivo da Apex, Vinícius Estrela, o estande brasileiro terá mais empresas porque a agência conseguiu negociar com os organizadores da Gulfood um espaço maior. “Antes, as associações setoriais iam para a feira isoladamente, nem sempre com a Apex. Negociamos com os organizadores a possibilidade de a Apex reunir os expositores do País em um pavilhão e assim levarmos mais empresas. A Gulfood é muito concorrida, chega a ter dois mil expositores em espera para participar dela, então é muito difícil conseguir espaço”, disse Estrela.
O executivo da Apex afirmou que a Gulfood oferece grandes oportunidades de negócios aos brasileiros. “Os árabes são ávidos por produtos alimentícios e o Brasil tem o que vender, tem muitas opções para apresentar a eles. É por isso que existe uma demanda grande de brasileiros que vão participar da feira como expositores.” Além das empresas que participarão do evento por meio do pavilhão brasileiro, outras companhias do País deverão expor em estandes próprios.


