São Paulo – Dubai terá neste ano a primeira edição da feira Gulfood Manufacturing, voltada a empresas que produzem equipamentos para processamento, fabricação e embalagem de alimentos. A mostra será realizada de 09 a 11 de novembro no Dubai World Trade Center e irá ocupar nove pavilhões do complexo de exposições.
A Gulfood Manufacturing foi criada para acomodar as fabricantes de máquinas para o setor de alimentação que já não cabiam na Gulfood, a maior feira de alimentação do Oriente Médio, que teve a 29ª edição realizada de 23 a 27 de fevereiro deste ano.
De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (08) pela organização das duas feiras, a criação da nova mostra atende à demanda dos fabricantes de equipamentos que têm interesse em ampliar sua presença no Oriente Médio por meio dos Emirados Árabes Unidos. Nos dias da exposição serão realizados seminários e workshops sobre o setor de alimentação da região.
“A Gulfood Manufacturing vai facilitar um significativo fluxo de oportunidades de investimentos para grandes empresas internacionais que estão de olho nos compradores regionais, fornecedores, serviços de logística, soluções de armazenamento e transporte”, afirmou em nota o diretor-geral do Departamento de Marketing de Turismo e Comércio de Dubai, Helal Saeed Almari.
Um dos focos dos organizadores do evento é a produção de alimentos halal, que segue as regras islâmicas de produção. De acordo com o comunicado, o mercado de alimentos halal deverá movimentar US$ 8,4 bilhões por ano até o fim desta década. Dubai aposta no processamento desse tipo de alimento como parte do plano de longo prazo do emirado de se tornar a capital econômica do Islã.
Balanço
Segundo a nota divulgada pela organização da Gulfood, a mostra de fevereiro deste ano atraiu um número recorde de 4,5 mil empresas de 120 países. O público foi de 81.622 pessoas de 172 nacionalidades. A organização não divulgou o volume de negócios realizados, mas disse que o legado será de “bilhões de dólares”.


