Agência Brasil
Brasília – O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, afirmou hoje que tanto o mercado da América do Sul quanto o dos países árabes é amplo e que ainda há muito o que explorar. "Nossa região necessita exportar e diversificar o mercado", ressaltou Kirchner.
De acordo com ele, o mercado dos países árabes é de 300 milhões de habitantes e o da América do Sul, de 500 milhões. Néstor Kirchner disse que o comércio entre as regiões teve crescimento de 40% entre 1957 e 2003. "Esse é um dado importante, mas pretendemos aumentar esse número".
O presidente da Argentina disse que é necessário identificar as oportunidades de negócio e desenvolver uma política permanente que permita aos países alcançarem suas metas. "Sem dúvida, teremos que superar carências, mas temos confiança de que uma nova política e uma nova estratégias nos permitirá chegar aos nossos objetivos", afirmou Kirchner.
Para Néstor Kirchner, as duas regiões têm muito a ganhar com o intercâmbio. "Essa oportunidade de fluxo de conhecimento entre a América do Sul e os países árabes deveria potencializar a formação de capital humano e produtos de maior qualidade. Devemos criar capacidades dinâmicas, permitindo a produção permanente de novas vantagens competitivas que são obtidas com inovações tecnológicas, engenharia de mercado, investimento e desenvolvimento de infra-estrutura".