São Paulo – O ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, se encontrou com o ministro das Finanças do Catar, Ali bin Ahmed Al Kuwari, neste domingo (16) ao final do dia, na Arábia Saudita, onde os dois se encontravam em função da Conferência AlUla para Economias de Mercados Emergentes, realizada em AlUla pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Ministério das Finanças do país sede.
Segundo informações divulgadas nas redes sociais do Ministério das Finanças do Catar, Haddad e Al Kuwari trataram de temas de interesse comum dos dois países, especialmente nas áreas de economia e finanças, e falaram sobre meios para fortalecer os esforços de cooperação. Assim como Haddad, Al Kuwairi teve uma série de reuniões paralelas durante os dias da conferência.
Notícia publicada na Qatar News Agency (QNA), agência oficial do Catar, informa que Al Kuwari participou na conferência em mesa redonda sobre a recuperação das economias do Oriente Médio e a reconstrução pós-conflito. No debate foram discutidas maneiras de melhorar a cooperação entre países e organizações internacionais para apoiar os esforços de reconstrução e recuperação no Oriente Médio, principalmente após crises e conflitos enfrentados por alguns dos países da região.
A conferência em AlUla reuniu grupo seleto de convidados. Brasil e Catar, dois dos participantes, têm fortes laços econômicos. Em 2024, o Brasil exportou US$ 452,1 milhões em produtos ao Catar, especialmente em carnes, obras de ferro e minério. No mesmo ano, as exportações do Catar aos Brasil somaram US$ 737,3 milhões, principalmente em fertilizantes e combustíveis. Houve aumento nas duas mãos.
Leia também:
Turismo e investimento fortalecem Catar