São Paulo – Marco Tieman, cofundador e CEO da HSC Alliance, falou sobre as tendências e oportunidades globais do mercado halal durante a terceira edição do Global Halal Brazil Business Forum (GHB). O evento, organizado em parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Fambras Halal Certificadora, acontece na cidade de São Paulo.
“É bom perceber a importância do comércio internacional e das relações entre o mundo muçulmano e também os países não muçulmanos. O halal não é estático, quando falamos de certificação halal, existe uma introdução da tecnologia blockchain para facilitar a certificação e as auditorias. E também temos visto um aumento de portos compatíveis com halal com transporte e armazenamento para o gado, e inspeção de carga halal”, disse Tieman.
Durante sua fala, o CEO da HSC Alliance ainda comentou sobre a importância da sustentabilidade. “Nos ecossistemas halal também precisamos cobrir os componentes da sustentabilidade para simplificar para os players menores. Temos que trabalhar para que o produtor de matérias-primas e de produtos se concentre o máximo possível em uma zona industrial. Quando fazemos isso, essa ação reduz custos e aumenta a inovação.”
O GHB tem como patrocinadores MBRF (Marfrig – BRF), MODON (Saudi Authority for Industrial Cities and Technology Zones), Seara, CaraPreta Carnes Nobres, EcoHalal, Emirates, Grupo MHE9, Laila Travel e Prime Company, SGS, com catering da Água Mineral Frescca e Pão & Arte Frozen Bread. São parceiros estratégicos Islamic Chamber of Commerce and Development (ICCD) e Islamic Chamber Halal Services (ICHS).
Também há apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Brazilian Beef, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Brazilian Chicken, International Halal Academy e União das Câmaras Árabes (UAC).
Reportagem de Rebecca Vettore, em colaboração com a ANBA


