Isaura Daniel
São Paulo – O sêmen do cavalo brasileiro RSC El Deb Haran vai ser exportado para os Emirados Árabes Unidos. O haras Wrsan Stables, que fica em Abu Dhabi e é de propriedade da família real do emirado, vai importar o sêmen do animal, um garanhão da raça Puro Sangue Árabe, para reprodução. De acordo com o proprietário do cavalo, o empresário brasileiro Claudio Bagarolli, o embarque deve ser feito até o mês de outubro.
O RSC tem 13 anos e faz parte do haras Rancho Santa Cândida, que fica em Campinas, no interior de São Paulo. O animal foi campeão brasileiro de enduro eqüestre em 1999 e já competiu duas vezes fora do Brasil. A primeira nos Jogos Eqüestres Mundiais, em 2002, no qual levou o título de Melhor Garanhão e Melhor Conjunto Brasileiro. Esse último título significa que ele foi o primeiro cavalo a terminar a prova entre os seis brasileiros que competiram.
A segunda competição do RSC no exterior foi no Campeonato Mundial de Enduro Eqüestre, em janeiro deste ano, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O animal foi novamente o Melhor Garanhão e o Melhor Conjunto Brasileiro. Foi nessa competição que o haras de Abu Dhabi se interessou pelo cavalo. "Eles queriam comprar o cavalo", explica Bagarolli. O empresário não aceitou vender o animal, mas acertou a venda do sêmen.
A quantidade que será enviada aos Emirados vai servir para cobrir 50 éguas. Outras dez doses, para cobertura de cerca de dez éguas, serão exportadas para os Estados Unidos. O envio também deve ser feito até o mês de outubro. O sêmen, que vai ser transportado congelado, já foi colhido. O proprietário do Rancho Santa Cândida está aguardando apenas a parte burocrática da transação ficar pronta para fazer o envio.
Santa Cândida
O RSC é de criação própria de Bagarolli, que mantém ao redor de 30 cavalos no seu haras. O Rancho Santa Cândida não é aberto para o público. O empresário mantém no local um centro de treinamento, mas apenas para os seus cavalos.
Atualmente 18 animais estão sendo preparados para competições. Os animais começam a ser treinados com dez anos de idade. No começo fazem provas de 20 quilômetros até chegar aos 160 quilômetros, distância estipulada para as competições mundiais.

