Bonn – A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) colocou nesta quarta-feira (1º) a cidade arqueológica iraquiana de Hatra na Lista de Patrimônio Mundial em Perigo. De acordo com o organismo, isso foi feito devido a danos causados por grupos armados. No começo do ano, um grupo terrorista divulgou vídeo destruindo o sítio arqueológico de Hatra. Reunidos nesta semana, os membros do Comitê do Patrimônio Mundial, da Unesco, expressaram preocupação com o patrimônio iraquiano, segundo publicação da Unesco no seu site.
A Unesco reafirma a disposição em ajudar o Iraque, tão logo a situação em terra permita fazê-lo e afirma que a inclusão de Hatra na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo é uma maneira de mobilizar o apoio da comunidade internacional para o patrimônio do país. Dois outros sítios arqueológicos iraquianos também estão inscritos na Lista do Património Mundial em Perigo: Ashur, desde 2003, e a cidade arqueológica de Samara, desde 2007.
Hatra foi uma grande cidade fortificada e a capital do primeiro reino árabe. Resistiu a invasões em função das suas altas e sólidas paredes, reforçadas por torres. As ruínas milenares da cidade são formadas especialmente por templos onde a arquitetura helenística e romana se mistura com elementos decorativos orientais. Ela é patrimônio mundial desde 1985.
*Com informações da Agência Brasil

